O CEmpA celebrou, no passado dia 22 de agosto, o seu 7º aniversário. O evento contou com um pequeno-almoço executivo, entre os empreendedores, empresários e parceiros do Centro Empresarial dos Açores, tendo em vista um convívio de networking, assim como de partilha de conhecimentos e experiências.
No passado dia 22 de agosto, o Centro Empresarial dos Açores celebrou mais um ano de vida. A data foi comemorada com um pequeno-almoço executivo, entre os empreendedores, empresários e parceiros do Centro Empresarial dos Açores, que culminou com um convívio de networking, assim como de partilha de conhecimentos e experiências.
Segundo declarações da recentemente empossada Chief Executive Officer (CEO), Júlia Sousa Pedro Medeiros, “este sétimo aniversário reveste-se de um simbolismo especial, atendendo ao facto de, finalmente, o CEmpA estar em negociações, para ampliar as suas instalações e, assim, materializar uma ambição e necessidade há muito identificada”.
Este centro de negócios dedica-se ao fomento do empreendedorismo e da atividade empresarial, na Região Autónoma dos Açores, contando, atualmente, com 30 empresas e entidades sediadas, a título permanente, segundo diferentes tipologias de espaços empresariais.
Quem entra no CEmpA pode encontrar uma multiplicidade de ramos de atividade. Os core businesses das empresas vão desde a arquitetura, passando pela contabilidade e fiscalidade, engenharia, serviços de higiene e segurança no trabalho, empresas da área do turismo, negócios imobiliários, design e comunicação, entre outros serviços.
Para a CEO, “o CEmpA é um projeto consolidado, no entanto em contínua evolução, tendo, ao longo dos anos, dado diversos sinais da sua sustentabilidade e pertinência”.
Assim, Júlia Sousa Pedro Medeiros enalteceu, ainda, que o CEmpA “pretende continuar a afirmar-se como a verdadeira casa do empreendedorismo, acolhendo mais empreendedores e empresas, desenvolvendo as suas ideias de negócios e procurando, continuamente, reforçar as suas parcerias institucionais”.
O AUDIÊNCIA, que tem sede neste espaço, fez questão de marcar presença nas celebrações e de falar com alguns dos membros presentes. Catarina Sousa, proprietária da empresa CIS Gestão Consultoria e Contabilidade, está há seis anos no CEmpA e revelou que “têm sido tempos de alegrias e sacrifícios”, salientando que “no Centro Empresarial dos Açores somos uma família. Não trocava o CEmpA, para a minha sede, por outro lugar qualquer”. Perspetivando um futuro risonho, a empresária ressaltou ainda que “a Ribeira Grande teve uma grande alavancagem, em termos empresariais. Quem vê a Ribeira Grande hoje, percebe que não é o concelho de há dez anos atrás e eu acho que esta cidade do Norte da nossa ilha tem vindo a crescer em várias áreas, nomeadamente no setor empresarial”.
Também Rita Costa, proprietária da RP Serviços de Engenharia, que está neste centro de negócios há três anos, fez questão de mencionar, a este órgão de comunicação, que “o ambiente aqui é fantástico, as pessoas dão-se todas muito bem, ajudam-se umas às outras. Também, a questão profissional do espaço é de destacar, tal como o apoio que se tem tecnicamente, o facto de termos uma sala de reuniões, de haver toda uma questão de equipamentos e de apoio entre colegas. Portanto, tudo isto faz com que este seja um local único e muito importante”. A líder desta empresa dedicada à engenharia civil, afiançou, ainda, que “a Ribeira Grande evoluiu bastante nos últimos anos, seja ao nível de infraestruturas e espaços, como de oportunidades profissionais”, asseverando que “se eu continuar a fazer aquilo que faço, a empresa tem tudo para correr bem nos próximos anos e eu espero que seja aqui, no CEmpA”.
Já Tânia Santos, proprietária da empresa Tânia Santos Arquiteta, que está sediada no Centro Empresarial dos Açores há seis anos, sublinhou que “hoje é um dia de festa, um dia muito alegre e viemos aqui, também, festejar aquilo que têm sido uns bons anos, para nós e uma evolução muito boa”. Garantindo que tem tido muito trabalho no seu ramo de atividade, a empresária destacou que “nós temos sentido um desenvolvimento muito grande, aqui, na região, na nossa terra, na Ribeira Grande, e eu acredito que isso tem sido uma grande ajuda, no nosso concelho”.
Por outro lado, Tiago Silva, representante da empresa Gecite-Açor, presente no CEmpA quase desde a sua fundação, evidenciou, ao AUDIÊNCIA, que “foram quase sete anos de, sobretudo, alegrias, com as dificuldades que qualquer empresário, nos dias de hoje, tem. O proprietário da empresa e nós, colaboradores, estamos muito satisfeitos com o local onde estamos inseridos, porque, de facto, é um centro empresarial bastante dinâmico, o que faz com que um cliente consiga trabalhar com os mais diversos gabinetes, dos diferentes tipos atividades, aqui sediados, porque umas vão-se complementando às outras, principalmente na área da construção civil, arquitetura e projetos, o que é benéfico”. Referindo a importância dos apoios às empresas, disponibilizados pelo Governo Regional dos Açores, o representante contou que prevê que a empresa continue no caminho de sucesso em que se encontra, relembrando que “a Gecite-Açor organiza, de dois em dois anos, umas jornadas de higiene e segurança no trabalho, com a participação de muitos oradores do território continental e até do estrangeiro, nomeadamente de Espanha, que vêm enriquecer todos os técnicos e pessoas que lidam com estas temáticas no seu dia a dia, porque, por vezes, por estarmos no arquipélago, é difícil acedermos, presencialmente, a essa informação, pelo que a experiencia dos oradores vem, de alguma forma, colmatar esta «falta de informação», existente num arquipélago como o nosso”.