Ainda sem ter oficializado a sua recandidatura, Luís Paulo, presidente da União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago), admite que ainda há muito a fazer na freguesia, desde que “haja vontade”.
Sem destacar nenhuma obra em especial, Luís Paulo garante que foram as pequenas obras que fizeram a diferença no seu mandato mas confessa que gostaria de ter feito mais.
Qual o balanço que faz ao seu mandato?
Acho que fazemos sempre um balanço positivo ao nosso trabalho, mas gostava de ter feito mais! Tenho consciência de que poderíamos ter feito mais, mas acho que fizemos o que nos foi possível.
Qual a obra que mais marcou o seu mandato e qual a que mais gostaria de ter feito e não foi possível realizar?
Eu não gostaria de referir as ‘grandes obras’, pois essas estão à vista de todos. Por vezes, uma pequena obra acaba por ser mais importante em termos pessoais, já que são essas que atendem, no imediato, aos anseios e necessidades do cidadão comum. Foi por esse motivo que levamos a cabo um significativo número de pequenas obras que, do meu ponto de vista, foram bastante importantes, pois resolveram pequenos problemas que os habitantes da nossa freguesia pretendiam ver solucionados. Se fôssemos uma Junta que tivesse dinheiro, certamente estaríamos a falar da construção desta ‘alameda’ que a Câmara construiu aqui junto à antiga linha férrea, uma obra fantástica e que veio valorizar bastante uma zona que estava desaproveitada e desvalorizada. É um projeto fantástico e ao qual só falta mesmo …
Como classifica a sua relação com a Câmara Municipal e demais instituições?
Tem funcionado tudo dentro do normal, pelo que nada temos a apontar nesse sentido.
Recomendava a sua freguesia a pessoas de outras zonas do país e convidava-as a viverem aqui?
É claro que sim e ainda hoje o fiz. Sou natural daqui e acho que esta é uma das melhores terras do Mundo. A Trofa é recomendável a qualquer pessoa que aqui se pretenda instalar, tem grande oferta laboral e excelentes zonas para morar. A nossa freguesia, a União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago), representa mais de cinquenta por cento da Trofa, abrangendo por isso uma vasta área do Concelho. Aqui em “São Martinho de Bougado” estamos numa zona de forte componente urbana, enquanto em “Santiago de Bougado” temos a zona mais rural desta União de Freguesias, pelo que, considero termos uma oferta alargada e suficientemente apelativa a todos os que queiram vir para cá trabalhar e morar, sem ficarem muito longe de centros urbanos de maior dimensão, tais como o Porto, já que é relativamente curta a distância que nos separa.
Quais as obras que gostaria de levar a cabo se for reeleito à presidência?
Neste momento ainda não sou sequer candidato, pelo que, é extemporâneo estar a falar do que quer que seja. O que posso dizer é que ao próximo presidente não faltará muito que fazer, haja vontade de as concretizar. Há muito a fazer ao nível da melhoria de ligações internas entre as freguesias do concelho da Trofa, há muita coisa a fazer ao nível social e muitos outros projetos que têm que ser articulados com a Câmara, para que se possa continuar a oferecer aos nossos habitantes e a todos os que pretendam vir a integrar a nossa comunidade, uma melhoria substancial da sua qualidade de vida.