ORFEÃO DE VALADARES: HÁ 97 ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA

O 97º aniversário do Orfeão de Valadares decorreu na sede da coletividade e culminou numa cerimónia, que contemplou o hasteamento da bandeira, seguido da tradicional romagem ao cemitério local. Esta sessão solene serviu, também, de reconhecimento do valor cultural e de homenagem aos fundadores desta instituição, assim como de enaltecimento da sua importância para o território.

 

O Orfeão de Valadares comemorou o seu 97º aniversário, no passado dia 6 de abril, na sede da instituição, cerimónia onde foi enaltecido o papel da associação e a relevância da sua existência.

A sessão contou com a presença de Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, Alcino Lopes, presidente da União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares, e Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, entre representantes de coletividades, assim como de entidades civis e militares.

Após o tradicional hastear das bandeiras, decorreu a sessão solene, que contou com a intervenção dos autarcas presentes, que evidenciaram a importância da instituição a nível cultural, não só para Valadares, mas também para Vila Nova de Gaia, e um momento musical protagonizado pelo coro da coletividade. Posteriormente, sucedeu-se a romagem ao cemitério, em homenagem aos sócios falecidos.

As celebrações prosseguiram no dia 13 de abril, com o Encontro de Coros Infantojuvenil, que teve lugar no Auditório de Gulpilhares, palco que também acolheu o Encontro de Coros, no dia 21 desse mesmo mês. Assim, a comemoração dos 97 anos do Orfeão de Valadares terminou com um Jantar Dançante de Aniversário, que contemplou a entrega de lembranças aos sócios com 25 e 50 anos de ligação à coletividade.