Idealizado por Mariana Pinho, vencedora do Gaia Orçamento Participativo – GOP+Jovem em 2020, o Parque Multigeracional de Serzedo já oferece à população mais e menos nova da freguesia um espaço de lazer e de convívio.
A população de Serzedo já pode usufruir do novo Parque Multigeracional, localizado entre as ruas Padre Manuel Ribeiro Coelho e General Humberto Delgado. O projeto, da autoria de Mariana Pinho, foi um dos vencedores do Gaia Orçamento Participativo – GOP+Jovem em 2020 e trouxe para um terreno abandonado um espaço de lazer pensado, especialmente, nas crianças e também nos mais velhos.
O novo espaço integra um parque fitness para os adultos, um acesso pedonal, um parque infantil, uma zona de jogo sénior, uma zona de merendas, um miradouro central e espaços verdes, com vista a promover a sustentabilidade ambiental e o contacto com a natureza. Para Mariana Pinho, este é um equipamento “para as crianças e também para as famílias poderem desfrutar ao fim de semana”, sendo que a autora da ideia não esconde as oportunidades que a participação no GOP+Jovem lhe proporcionaram, ao abrir-lhe “muitas portas” e ajudá-la a “crescer”.
Já João Morais, presidente da União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, deixou o seu agradecimento a Mariana Pinho, sublinhando que este “é mais um espaço que vem reforçar o lema de que é bom viver em Gaia”. Por seu turno, o diretor regional do Norte do Instituto Português da Juventude, Vítor Dias, defendeu que “a participação não se decreta, são necessários atos concretos para promovê-la”. “Vila Nova de Gaia é um exemplo daquilo que devem ser as políticas públicas para os jovens e com os jovens”, afirmou Vítor Dias, lamentando que este tipo de iniciativas “não se replique mais no resto do país”.
Presente na cerimónia de inauguração, esteve também o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que recordou que “a Mariana teve aqui uma oportunidade de fazer alguma coisa pela comunidade sem receber nada em troca”, em tempos em que “todos nós temos essa oportunidade e a maior parte fica prostrada perante a sua individualidade”. “A Mariana deu o exemplo, teve esta oportunidade e agarrou-a, devendo servir de exemplo para todos. Este projeto deveria ser uma constante no nosso Município”, acrescentou o autarca, adiantando que há muitos terrenos idênticos àquele onde este nasceu e “os cidadãos podem e devem ter espaços de proximidade” de que possam usufruir facilmente. “Requalifica-se o território, reforça-se a identidade, envolve-se as pessoas. Este espaço é para a comunidade e o objetivo que sempre terei é multiplicar espaços destes”, concluiu.