PAULO CASTELO TRIUNFA NO 2.º TORNEIO REMAX DO FOJO

Paulo Castelo, golfista amador de “handicap” “5”, que já foi campeão interno do Golfe da Quinta do Fojo, em VN Gaia, foi o concorrente que mais se destacou no 2.º Torneio do Circuito Remax Collection, cuja competição reuniu cerca de quatro dezenas de inscritos na prova do percurso canidelense.

Ainda que Pedro Pimenta, a jogar com 17 pancadas de bonificação se tenha imposto aos restantes na classificação “Net” (com abono), depois de rubricar um “scorecard” somando 39 pontos (foi o único a superar o seu nível de jogo), seguido de Francisco Barroco (36) e João Couto Sousa (35), Paulo Castelo, que foi um dos participantes mais credenciados do torneio, a par de Ramiro Vieira Pinto (handicap” “3”, evidenciou bem os seus atributos competitivos ao obter a primeira posição na modalidade de “score” real (“gross”), após um despique acérrimo com o referido Ramiro Pinto, hoje mais voltado para a área do ensino, depois de uma curta experiência como profissional.

Face à intensidade competitiva que ambos colocaram na prova, os referidos jogadores enriqueceram bastante este torneio equiparando-se na classificação, tanto em “stableford-gross” como na da variante de “stroke play”, esta a fórmula por que se regem os torneios de alta competição cujos praticantes somente podem contar com as suas competências técnico-competitivas.

Quanto à classificação “gross”, Castelo e Ramiro somaram ambos 27 pontos, seguidos de Luís Mesquita, do Clube Nortada, com 22, e transportando para a classificação “stroke-play” a emotividade da fórmula num despique verdadeiramente empolgante. Ambos cumpriram os 18 buracos do percurso com nove pancadas acima do par (69), enquanto o vencedor bonificado, Pedro Pimenta, classificou-se logo a seguir, com 74 (14 acima).

Ainda assim, Pimenta conseguiu baixar o nível real da sua participação para 14 acima e reduzir três pancadas ao nível competitivo que exibiu em jogo. Assim, na classificação final, o primeiro lugar foi atribuído a Paulo Castelo, com uma performance de sete pares, um “bird” e 10 “bogeys”, contra nove pares, um “bird”, seis “bogeys” e dois duplos do antigo profissional Ramiro Vieira Pinto. Não há dúvida que com concorrentes desta envergadura, a competição torna-se muito mais intensa e motivadora para todos.

Entretanto, para os menos familiarizados com esta modalidade de ar livre, é importante referir que o factor “handicap” é um elemento de beneficiação que os mentores da modalidade nela introduziram como forma de minimizar o desequilibrio competitivo entre praticantes de níveis diferentes.

Por outro lado, acresce sublinhar que este 1.º Circuito Remax Collection da Quinta do Fôjo engloba um conjunto de sete torneios até Setembro, devendo encerrar com o da final prevista para seis de Outubro, onde competirão os vários apurados nos diversos torneios parcelares.