As Piscinas Municipais da Ribeira Grande, na Freguesia da Matriz, foram distinguidas, pela primeira vez, com a Bandeira Azul e juntaram-se às três zonas balneares do concelho da Ribeira Grande galardoadas com o certificado de qualidade ambiental, nomeadamente ao areal de Santa Bárbara, na Freguesia da Ribeira Seca, à praia dos Moinhos, na Freguesia de Porto Formoso e à zona balnear das Calhetas, na Freguesia das Calhetas. A abertura da época balnear na Ribeira Grande está agendada para 5 de junho e decorrerá até 30 de setembro.
A Bandeira Azul será hasteada, pela primeira vez, nas Piscinas Municipais da Ribeira Grande, o que, segundo a Câmara Municipal da Ribeira Grande, resulta do trabalho desenvolvido pela autarquia “ao longo dos últimos anos, no sentido de dotar aquela zona balnear do galardão, que representa a qualidade que oferece aos banhistas”.
Assim, As piscinas municipais da Ribeira Grande (Matriz), o areal de Santa Bárbara (Ribeira Seca), a praia dos Moinhos (Porto Formoso) e a zona balnear das Calhetas (Calhetas) são as quatro zonas balneares do concelho da Ribeira Grande que vão ostentar o símbolo da qualidade ambiental, no verão de 2021.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, não escondeu a satisfação pelo facto de o município dispor, agora, de quatro zonas balneares com Bandeira Azul e realçou que “termos quatro zonas balneares com Bandeira e isto é o reflexo do esforço que vimos colocando na valorização das nossas praias, indo ao encontro de uma cada vez maior procura destes espaços por parte dos banhistas”.
O edil enalteceu, ainda, que a autarquia que preside “tem vindo a realizar uma série de melhorias nas zonas balneares do concelho, que permitem melhor receber quem nos visita”, sublinhando, a este propósito, que “a qualidade da água constitui, por si só, um excelente cartão de visita para quem nos visita. Aliado a isso temos segurança, serviços, informação e educação ambiental que reforçam o sentimento de bem-estar”.
A abertura da época balnear na Ribeira Grande está agendada para o próximo dia 5 de junho e decorrerá até ao dia 30 de setembro, sendo que, à semelhança dos anos anteriores, contará com vigilância por parte de várias equipas de nadadores-salvadores.