No âmbito do programa «Meu bairro, minha rua», e com base na auscultação feita aos moradores do Quarteirão do Cedro, em Mafamude, verificou-se que uma das principais preocupações da população estava relacionada com os constrangimentos do trânsito, provocados, sobretudo, pelo transporte dos alunos à Escola Básica do Cedro e pela circulação dos veículos em excesso de velocidade.
Neste sentido, este estabelecimento de ensino foi o primeiro, em Vila Nova de Gaia, a implementar o projeto-piloto da Câmara Municipal, designado por «Zonas 30 | Kiss & Go», que consiste na criação de zonas de entrada e saída dos alunos e na alteração dos limites de velocidade, em bairros habitacionais. Assim, nestas áreas, a circulação automóvel não pode exceder os 30km/h, e espera-se, desta forma, melhorar a segurança pedonal dos moradores e utilizadores do espaço público, promover a vivência urbana do bairro e aumentar a consciencialização para as temáticas da mobilidade e descarbonização. Por sua vez, a zona «Kiss & Go», devidamente sinalizada de modo a que seja percetível a sua localização e respetiva função, visa melhorar as condições para os encarregados de educação deixarem os alunos junto à entrada da escola, de forma rápida e segura, permitindo uma maior fluidez na circulação automóvel, sendo que é obrigatório o cumprimento de um conjunto de regras, nomeadamente: parar a viatura apenas na zona demarcada no pavimento; parar apenas pelo tempo estritamente necessário para a tomada e largada de alunos e, assim que estes saiam da viatura e entrem na escola, o condutor deve seguir viagem e disponibilizar o local para os restantes encarregados de educação, sempre com atenção ao trânsito; e, por fim, assim que os alunos entrem no carro e esteja colocado o cinto de segurança, o condutor deve disponibilizar o local. Entretanto, outros estabelecimentos de ensino vão, também, experimentar o método.