O PSD/Ribeira Grande apresentou um voto de protesto pela não reabertura da sala de pequena cirurgia do Centro de Saúde da Ribeira Grande, missiva que foi apresentada em Assembleia Municipal e aprovada por maioria, mas que foi rejeitada pelos deputados municipais do PS.
O Partido Social Democrata local afirmou, em comunicado, que a prestação de cuidados de saúde no concelho da Ribeira Grande “ficou muito prejudicada pelas decisões dos governos socialistas que, de forma contínua, têm vindo a reduzir as valências do Centro de Saúde”.
Os social-democratas referiram que o desinvestimento naquela unidade “já se tinha visto quando o laboratório de análises clínicas foi transformado num posto de colheitas, quando se acabou com o atendimento noturno – a partir da meia-noite – na Urgência, quando cessou a realização de ecografias e mamografias, ou quando acabou o funcionamento pleno do serviço de RX”.
O PSD explicou ainda que, “atualmente, a partir das 16 horas, em dias de semana, e durante todo o fim de semana, quem, mesmo em situação de urgência, necessitar de um simples RX tem que ser transferido para o Hospital de Ponta Delgada”.
O Partido Social Democrata sublinhou que apresentou, no âmbito da discussão do Plano e Orçamento para 2018, na Assembleia Legislativa Regional, uma proposta para que a sala de Pequena Cirurgia do Centro de Saúde da Ribeira Grande reabrisse, “inscrevendo uma verba no Plano de 200 mil euros para voltar a assegurar aos cidadãos do concelho um serviço de proximidade e de qualidade”.
O PSD lamentou, neste contexto, o voto contra dos socialistas ao seu protesto na Assembleia Municipal. “O PS colocou os interesses partidários acima do superior interesse da população da Ribeira Grande. E frisou que não se podem exigir serviços de saúde que são próprios de um Hospital, revelando assim o quão distante se encontra da realidade e dos anseios do nosso concelho”, revelaram os social-democratas.
“A prestação de cuidados de saúde adequados e de forma atempada foi retirada à Ribeira Grande por interesses políticos e economicistas do Governo do PS, que não se preocupou com uma das suas obrigações mais básicas”, salientou o Partido Social Democrata.
O PSD da Ribeira Grande enalteceu ainda que vai continuar a “pugnar pela reposição das valências que foram retiradas ao Centro de Saúde da Ribeira Grande, assim como pela realização das obras necessárias para tal, não esquecendo a falta de profissionais de saúde, nomeadamente na área da enfermagem, o que vai impedindo, por exemplo, a plena utilização da sua Unidade de Cuidados Continuados”.