A Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, recebeu, no passado dia 9 de março, o Fórum Engº Diogo Luz, um órgão consultivo do PSD/Gaia que tem por finalidade a promoção do debate de temáticas relevantes da atualidade para o município e para o país.

Esta iniciativa contou com a presença de 12 oradores, entre reputados especialistas, dirigentes, deputados e autarcas tanto do PSD como do PS, CDS e do PCP, bem como Independentes, que abordaram os temas da rede de cuidados de saúde e a sua sustentabilidade no Serviço Nacional de Saúde, a descentralização, organização do território e transferência de competências e a Economia da cidades, urbanismo e captação de investimento.

Com um debate profícuo, ficaram algumas conclusões deste Fórum que constituem um contributo para as próprias propostas do PSD/Gaia. Sobre a área da saúde, os presentes concordaram que “não pode haver doentes de primeira e de segunda” e constataram que “não há confiança no SNS, que está em falência e sem qualquer planeamento para o futuro”. Também o tema da importância de reconhecer os cuidadores informais esteve em cima da mesa, sendo a principal conclusão a de que é “necessário um SNS centrado no cidadão”.

Já sobre os temas do território e transferência de competências, as principais propostas para a resolução dos problemas identificados prendem-se com a necessidade de privilegiar territórios de baixa densidade populacional e de que a descentralização deve ser “acompanhada com responsabilidade para permitir à população saber qual a entidade responsável por cada área”, assim como que cada regime de competências da freguesias e dos municípios deve ser “diferenciado em função do seu contexto”.

Por último, relativamente à economia, urbanismo e captação de investimento, as principais conclusões deste Fórum foram as de que ainda existem “muitas cidades atrasadas, mal organizadas e a braços com ‘elefantes brancos’”, havendo uma “total falta de coordenação política entre os planos local, regional e nacional”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com