“REGRESSO AO PASSADO” EM AUTOCARROS HISTÓRICOS

Passear por zonas emblemáticas da cidade do Porto e de Gaia num autocarro dos anos 70 pode ser possível. Tudo porque o Clube Viação Clássica está a realizar uma série de eventos que proporcionam aos mais velhos recordar a juventude, e aos mais novos, uma experiência totalmente diferente.

Quem andasse pelas ruas do Porto ou de Vila Nova de Gaia no passado dia 6 de julho podia pensar que tinha voltado ao passado. Isto porque o Clube Viação Clássica realizou, nesse dia, a primeira de três noites de passeios turísticos pela cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia em autocarros históricos, um dos finais dos anos 70 e outro dos anos 80.

As duas viaturas, um Volvo B58-55F (laranja) e uma Toyota Dyna, totalmente restauradas pelo Clube, percorreram as ruas das duas cidades, durante a noite, e tornaram-se, sem dúvida, o centro das atenções durante todo o percurso.

A iniciativa, denominada Porto by Night, teve uma adesão tão grande que o Clube se viu obrigado a realizar outra “viagem no tempo”, a 13 de julho, e está já agendada uma terceira e última viagem a 27 de julho, que também já tem lotação esgotada.

Com capacidade para 52 passageiros, no total, esta é uma experiência não só para os mais velhos recordarem os tempos passados, como para os mais novos descobrirem como eram as viagens, e as suas dificuldades, nos anos 80. Durante o percurso, é possível trocar de autocarro e experimentar ambas as viaturas e ter experiências totalmente diferentes.

Ao longo de cerca de duas horas, os passageiros apenas se têm de preocupar em desfrutar da viagem e aproveitar as paragens em algumas zonas para fotografias, como a Igreja do Marquês, a Casa da Música, o Castelo da Foz ou o Jardim do Morro, já em Vila Nova de Gaia. Entretanto, as passagens pela ponte D. Luiz ou o início e chegada à Avenida dos Aliados, são outros dos momentos especiais que esta iniciativa proporciona.

O Clube Viação Clássica, criado em 2014 por um grupo de amigos e entusiastas, tem como objetivo preservar parte da memória do transporte coletivo rodoviário em Portugal, tendo como pretensão ser um autêntico “Museu Vivo”. Além da aquisição e restauro de viaturas, o Clube proporciona também este tipo de eventos, tanto para associados como para o público em geral, sendo que a próxima iniciativa, “Paragens do Passado”, realiza-se já a 7 de setembro.