REGRESSO AOS RESTAURANTES: A DECO ESCLARECE AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DOS CONSUMIDORES

A capacidade máxima dos restaurantes, incluindo a esplanada, foi reduzida de forma a assegurar o distanciamento físico recomendado.

O estabelecimento está obrigado a garantir uma adequada limpeza e desinfeção das superfícies e de todas as zonas de contato frequente, pelo menos 6 vezes por dia. Os funcionários deverão utilizar máscara e têm indicações para lavar frequentemente as mãos com água e sabão.

O consumidor deverá higienizar as mãos com solução à base de álcool ou com água e sabão, a qual deverá ser disponibilizada pelo estabelecimento.

O estabelecimento está obrigado a desinfetar os terminais de pagamento automático, após cada utilização, com recurso a detergentes adequados.

Sou obrigado a usar máscara nos restaurantes, pastelarias e cafés?

Sim, é obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência nos espaços em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. As crianças com mais de 10 anos também devem usar máscara.

Tenho que usar máscara na esplanada?

Não, o uso de máscara pelos clientes na esplanada não é obrigatório por se tratar de um espaço exterior.

As regras a cumprir são as mesmas no interior do restaurante e na esplanada?

Sim, as regras a cumprir nas esplanadas são iguais ao interior dos estabelecimentos. A única exceção prende-se com o uso de máscara pelos clientes que deixa de ser obrigatório por se tratar de um espaço exterior.

Por receio de contágio, não quero utilizar o Livro de Reclamações físico. Que alternativas tenho?

Caso pretenda evitar o recurso ao Livro de Reclamações físico, o consumidor pode sempre aceder ao livro de reclamações eletrónico, disponível em www.livroreclamacoes.pt.

Os nossos conselhos:

  • Agende previamente a reserva de lugares no restaurante
  • Mantenha uma distância de, pelo menos, 2 metros nas filas de espera
  • Prefira a utilização das áreas exteriores ou do serviço de take-away
  • Aguarde pela desinfeção e higienização da mesa, antes de a ocupar
  • Não modifique a orientação das mesas e das cadeiras
  • Uma vez que o dinheiro é transferido frequentemente de pessoa para pessoa, utilize, sempre que possível, os pagamentos através de cartão sem contacto – contactless – ou por telemóvel

Saiba mais no “Guia do Turismo e do Lazer” disponível na página do Facebook “DECO Associação”.

Para mais informações e marcação de atendimento presencial contacte a DECO: 223 391 960 ou deco.norte@deco.pt