Jorge Rita, da Associação Agrícola de São Miguel, viu renovada a sua liderança para mais um biénio à frente da direção da Federação Agrícola dos Açores. A eleição mereceu a congratulação por parte do Governo dos Açores.
A Federação Agrícola dos Açores teve a sua Assembleia Geral ordinária no passado mês de março, na sede da sua associada a Associação Agrícola de São Miguel. Na altura, foram aprovadas por unanimidade as contas do exercício de 2023, e procedeu-se ao ato eleitoral do biénio 2024-2026.
Foi apresentada uma lista que manteve a composição da atual direção da Federação Agrícola dos Açores e que teve o voto unânime na reeleição de Jorge Rita como presidente da direção, através da sua presidência na Associação Agrícola de São Miguel. O 1º vice-presidente mantém-se a Associação Agrícola da Ilha Terceira, como 2º vice-presidente a Associação de Agricultores da Ilha do Pico, como 3º a FRUTER e como 4º a Associação Agrícola da Ilha das Flores.
A Mesa da Assembleia Geral mantém a presidência da Associação de Agricultores da Ilha Graciosa, com a Associação de Agricultores da Ilha de São Jorge como 1º Secretário e o Núcleo de Criadores de Raças Bovinas de Carne da Ilha Terceira como 2º Secretário.
Já o Conselho Fiscal passa a ser presidido pela Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses, tendo como vogais a Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses e a Associação de Agricultores de Santa Maria.
Para Jorge Rita, esta reeleição é bem demonstrativa da coesão do movimento associativo e da confiança que as associadas têm nesta direção relativamente aos desafios que se avizinham.
A direção eleita mantém o compromisso de realçar a importância da Agricultura como atividade central para o desenvolvimento social e económico e para isso vai continuar a reivindicar por melhores políticas e condições junto do Governo dos Açores para que os diversos setores da produção possam ser uma opção para manutenção das pessoas nos espaços rurais, mas sobretudo serem atrativas para entrada de jovens agricultores que tanto é necessário para o rejuvenescimento do tecido produtivo.
Outras das prioridades é a prossecução de encontrar um método que formule um preço mais justo à produção do leite e colocar a agricultura e os agricultores no centro das estratégias para o progresso dos Açores.
Este voto de confiança foi motivo de congratulação por parte do Governo dos Açores, pela voz de António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Alimentação que realçou “o contributo que esta direção da FAA, liderada pela Associação Agrícola de São Miguel, tem dado para diversas políticas no setor, sendo um parceiro estratégico do Governo Regional nesta atividade de extrema importância para o desenvolvimento social e económico”.
“Enaltecemos a confiança dos seus associados na recondução desta direção para a continuidade do trabalho que tem vindo a ser realizado”, sublinhou o Secretário Regional.
António Ventura saudou ainda a Associação de Agricultores da Ilha Graciosa, que se mantém na presidência da Mesa da Assembleia Geral, assim como a Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses, que passou a presidir ao Conselho Fiscal.
“Tenho a certeza de que esta direção agora reeleita continuará o excelente trabalho que tem vindo a desenvolver na promoção e desenvolvimento dos interesses das suas associadas, bem como a sua representação nos mais diversos organismos, no sentido da convergência das políticas que melhor apoiem o setor agropecuário dos Açores”, acrescentou.