Os residentes nos Açores vão passar a dispor de entradas gratuitas em todos os centros ambientais geridos pela Direção Regional do Ambiente e nas áreas protegidas com visitação controlada. Esta medida foi aplicada já no dia 10 de fevereiro, no Monumento Natural da Caldeira Velha e será generalizada a todos os centros ambientais e áreas protegidas dos Açores a partir de 1 de abril, sendo a validação da residência realizada através do Cartão de Cidadão.
“Acreditamos que o modelo de desenvolvimento turístico alicerçado em critérios de sustentabilidade tem que privilegiar as pessoas, devendo, por isso, haver um equilíbrio entre as vantagens de quem nos vista e as vantagens de quem cá está”, sustentou Marta Guerreiro, secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientando que “são os Açorianos que conferem identidade e autenticidade ao destino turístico”.
O Monumento Natural da Caldeira Velha reabriu ao público no dia 10 de fevereiro, com um novo modelo de gestão e uma nova equipa, depois de concluídas várias obras de beneficiação.
Relativamente ao novo modelo de gestão, a Secretária Regional salientou que “passará a haver um limite de 250 pessoas em simultâneo, com um limite máximo de duas horas para a visitação”, dando nota que, em relação aos preços, é possível adquirir bilhetes para “visitação simples, apenas para visita ao monumento natural, por três euros, ou para visitação completa, que inclui visita e banhos, por oito euros, com descontos para famílias, crianças, seniores e jovens”.