RIBEIRA GRANDE ALARGA REDE DE CATL’S A CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai alargar, a partir de 2018, a rede de CATL’s a crianças com necessidades educativas especiais, de forma a responder a uma lacuna que foi identificada no concelho. Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia, anunciou esta medida, na cerimónia de entrega dos diplomas de mérito da Escola Básica Gaspar Frutuoso.

“A abertura de uma sala de CATL para crianças com necessidades educativas especiais será uma realidade no próximo ano, projeto que dará resposta a uma lacuna existente na Ribeira Grande”, esclareceu Alexandre Gaudêncio.

O CATL vai ser criado na antiga escola do Espírito Santo, na freguesia da Matriz, e vai ter a capacidade máxima para sete crianças. “Estamos a ultimar o projeto e acreditamos que esta sala será muito útil para as crianças com necessidades educativas especiais que, assim, passam a ter onde ficar até os pais saírem dos seus trabalhos ao final do dia”, revelou o autarca.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande lembrou que “os CATL’s municipais já envolvem cerca de trezentas crianças, distribuídas por catorze salas e dão emprego a cerca de quarenta pessoas”.

Alexandre Gaudêncio especificou ainda que, no âmbito do apoio escolar, “a Câmara da Ribeira Grande criou o projeto Sala Extra e o sucesso do mesmo é evidente, porque 85% dos alunos abrangidos melhoraram os seus resultados”.

O autarca revelou, neste contexto, que a autarquia tem em curso outros projetos, de expressão dramática, música e dança, que “dão nota da nossa preocupação e da nossa intenção de proporcionarmos sempre o melhor para as nossas crianças e jovens”.

O trabalho desenvolvido na Educação, no concelho da Ribeira Grande, “traduz-se num investimento que ronda os dois milhões de euros, um investimento que está a valer a pena, porque estamos a desenvolver melhores condições de aprendizagem para as nossas crianças”, assegurou Alexandre Gaudêncio.