RIBEIRA GRANDE – MATRIZ: UMA FREGUESIA COM HISTÓRIA

A freguesia da Ribeira Grande – Matriz, denominada popularmente apenas por Matriz, é uma das cinco freguesias que faz parte da cidade da Ribeira Grande, a par da Ribeirinha, da Conceição, da Ribeira Seca e de Santa Bárbara.

Tendo como padroeira Nossa Senhora da Estrela, do alto da igreja matriz, é a ela dedicada a Noite das Estrelas a 1 de fevereiro, sendo o seu dia celebrado a 2 de fevereiro. A escadaria desta igreja, que faz fronteira com o Largo Gaspar Frutuoso tem por apelido “cascata”, pelo elevado número de degraus que a compõe. Do seu adro, é possível avistar as freguesias vizinhas viradas para poente.

É no coração desta freguesia que se encontra o edifício dos Paços do Concelho, assim como a Casa do Município. No centro histórico da cidade está ainda a Igreja do Senhor dos Paços, a Ponte dos 8 Arcos, o Teatro Ribeiragrandense e ainda a Ponte do Atlântico. Completando o leque de sítios a visitar na Matriz, existe ainda o recém-elaborado Largo das Freiras, a Biblioteca Municipal Daniel de Sá e, na cultura, estão aqui sediados o Museu da Emigração Açoriana, o Museu do Arcano e ainda o Museu Municipal. Nesta freguesia podem ser destacados, ainda, as Caldeiras da Ribeira Grande, os miradouros do Castelo e de Santa Luzia e as piscinas naturais.