No passado dia 1 de fevereiro, cerca de mil e quinhentas pessoas, organizadas em grupos de cantares, percorreram as principais artérias da cidade da Ribeira Grande para cantar e louvar a Nossa Senhora da Estrela, padroeira da freguesia da Matriz e do concelho.
O ponto alto destas celebrações foi o tradicional desfile do Cantar às Estrelas, que contou, este ano, com 32 edições, culminando com passagem pela Câmara Municipal da Ribeira Grande e com visita obrigatória à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela.
O tradicional desfile arrancou pelas 19h, com cortejo da imagem de Nossa Senhora da Estrela entre a Banda Triunfo e o edifício dos Paços do Concelho, onde ficou exposta aos vários grupos de cantares e ao público em geral. A este programa festivo, além da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, também se associaram a Banda Triunfo e o Sporting Clube Ideal, em homenagem à sua Padroeira.
Este ano, e atendendo que o dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora da Estrela, é domingo, o programa religioso assumiu uma especial preponderância, com a realização de missa de alvorada pelas 05h, seguida de procissão até ao quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho, onde foi servido um pequeno almoço aos participantes. Pelas 11h, houve ainda a missa solene e pelas 17h, nova missa solene, desta feita com bênção de velas e Te Deum.
Para Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, o Cantar às Estrelas “assume sempre contornos muito especiais, pois recebemos grupos oriundos dos vários concelhos da ilha que se juntam aos da Ribeira Grande, emprestando um colorido e calor muito especiais na noite de 1 de fevereiro”.
“A ação da Câmara Municipal da Ribeira Grande em manter viva esta tradição vai ao encontro do seu papel enquanto dinamizadora da cultura e das tradições, mas também da economia local e do desenvolvimento do concelho”, concluiu o presidente.
Foram muitas as presenças nestas festividades, incluindo autarcas locais e regionais, como Daniel Pavão, diretor regional da habitação em representação do Governo Regional, bem como diversas instituições do concelho.