RIO TINTO CHESS OPEN DOMINADO PELO MESTRE FIDE JOSÉ PADEIRO

Cerca de 80 participantes competiram, no passado dia 23 de março, pelo pódio do Rio Tinto Chess Open. A iniciativa contou com a organização da Junta de Freguesia de Rio Tinto e o seu presidente, Nuno Fonseca, destacou a importância do xadrez na comunidade.

 

O pavilhão desportivo da Escola Básica Infanta Dona Mafalda, em Rio Tinto, recebeu, no passado dia 23 de março, o Rio Tinto Chess Open que reuniu mais de 80 participantes, distribuídos entre a competição federada e a competição amadora.

Este foi um torneio de partidas semi-rápidas, organizado pela Junta de Freguesia de Rio Tinto em parceria com a Associação de Xadrez do Porto e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Infanta Dona Mafalda e a APIM – Associação de Pais da Escola Básica Infanta Dona Mafalda.

Entre os mais de cinquenta inscritos na competição federada, destacaram-se o Mestre FIDE José Padeiro, representando o Sport Clube Beira-Mar Pizzarte, Lucas Piccoli, do Grupo Desportivo Dias Ferreira, e o jovem talento sub12 Tiago Frutuoso, do Xadrez Colégio Efanor, o qual, apesar da tenra idade, tem já um vasto palmarés onde constam vários títulos de campeão distrital e nacional nos escalões sub08, sub10 e sub12.

No final das sete rondas do torneio de partidas semi-rápidas, o Mestre FIDE José Padeiro impôs-se aos demais competidores e sagrou-se vencedor com 6,5 pontos, alcançados através de seis vitórias e um empate. Com a conquista, levou para casa o troféu de vencedor e um prémio monetário de 70 euros.

Em segundo lugar ficou o xadrezista brasileiro Lucas Piccoli, garantindo também um troféu e um prémio de 60 euros, enquanto o terceiro lugar foi assegurado por André Almeida, recente campeão distrital na variante de partidas semi-rápidas da Associação de Xadrez do Porto no escalão sub20, conquistando um prémio de 50 euros.

Na competição amadora, entre as mais de três dezenas de inscritos, Eduardo Sousa foi o grande vencedor, somando 6,5 pontos, com um percurso de seis vitórias e um empate. Em segundo lugar ficou Oleksandr Fayfer e Emanuel Bento completou o pódio.

A cerimónia de pódio contou com a presença de diversos membros do executivo da Junta de Freguesia de Rio Tinto, entre eles Nuno Fonseca, presidente do executivo, o qual felicitou todos os participantes e destacou a importância do xadrez como modalidade desportiva com um caráter transversal a toda a sociedade por ser possível de ser praticada por todas as idades. “O crescente papel de Rio Tinto como um dos polos de promoção e divulgação do xadrez na região” foi também reconhecido por Nuno Fonseca como um dos “aspetos cruciais para a aposta da Junta de Freguesia na realização deste torneio, uma aposta certeira, como se comprovou pelo número e pela qualidade dos participantes na competição federada e pela participação de várias dezenas de entusiastas do Xadrez na competição amadora”.

Nuno Fonseca endereçou também os parabéns aos xadrezistas naturais e/ou residentes em Rio Tinto participantes, quer na competição federada, quer na competição amadora, saudando ainda a estreia da seção de xadrez do Grupo Dramático Beneficente de Rio Tinto em competições oficiais.

Por sua vez, Vítor Cardoso, presidente da Associação de Xadrez do Porto, agradeceu o apoio da Junta de Freguesia de Rio Tinto, que “tem sido fundamental para o desenvolvimento das competições federadas do distrito”, destacando também a colaboração do Agrupamento de Escolas Infanta Dona Mafalda, Rio Tinto, e da APIM – Associação de Pais da Escola Básica Infanta Dona Mafalda, “que contribuíram para o sucesso do evento e proporcionaram excelentes condições para a realização do Rio Tinto Chess Open.”

Rádio Audiência
Rádio Audiência
LIVE