Os Santeiros de São Mamede do Coronado passaram à semifinal do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular. A candidatura da Trofa foi a mais votada, durante o programa da RTP relativo aos candidatos do distrito do Porto, que decorreu no passado dia 27 de julho, em direto, na antiga casa do mestre José Ferreira Thedim, localizada na Freguesia de São Mamede do Coronado.
O Município da Trofa fez-se representar pelo presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, pelo vereador da Cultura, Renato Pinto Ribeiro, pelo Padrinho da Candidatura, José Manuel Thedim, e ainda pelos santeiros Augusto Ferreira, Jorge Brás e Fernando Duarte.
Por seu turno, em divulgação da cultura e gastronomia do concelho da Trofa estiveram o artesão Abílio Cardoso, as bandas Sons e Cantares do Ave e Sons e Cantares d’Outrora, a Licoreira Portuguesa, a learia ApiSantos e o Restaurante Antiga Casa Mota.
O programa das 7 Maravilhas da Cultura Popular deu ainda a conhecer, através de três visitas guiadas, o Parque das Azenhas, o Castro de Alvarelhos e a Igreja Paroquial de Santiago de Bougado, que é da autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni.
Segundo a Câmara Municipal da Trofa, a candidatura dos Santeiros de São Mamede do Coronado, foi muito importante para o município, uma vez que “projeta os Santeiros da região como um marco relevante da valorização do património cultural, material e imaterial, associado à produção de imaginária religiosa na Trofa e em Portugal, de que é exemplo maior a escultura de Nossa Senhora de Fátima, que está na capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima”.
A autarquia anunciou ainda que no próximo dia 16 de agosto realizar-se-á um programa de repescagem, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos vinte segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semifinalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais, que irão apurar os 14 finalistas, e irão acontecer nos dias 23 e 30 de agosto. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular será efetuada no próximo dia 5 de setembro, no horário nobre da RTP 1.