SERAFIM GONÇALVES (CN POVOENSE) VENCEU CRUZEIRO DO RIO MINHO

Não é todos os duas que em qualquer evento de carácter fluvial se pode observar tão elevado número de praticantes tão entusiastas da classe ILCA, alargada à variante “4”, “6” numa excelente movimentação de desportistas todos eles bastante empenhados na tarefa que os motivou. Isso aconteceu na prova que o Clube espanhol Alágua, levou a cabo no rio Minho, no espaço fronteirol à jurisdição do município galego, bem próximo do seu homólogo português de Vila Nova de Cerveira.

Tratava-se de mais uma edição do denominado “Cruceiro del Rio Miño”, habitual neste espaço fronteiriço, com subida e descida do mesmo curso fluvial que serve de fronteira aos dois vizinhos ibéricos. Fruto duma tenacidade que não abunda no meio desportivo, o veterano velejador do centenário Clube Naval Povoense (Serafim Gonçalves), que recentemente tinha sido segundo classificado na Regata do Ferrol, arrebatou mais um triunfo, voltando a ser igual a si próprio, apesar da réplica dos representantes do Liceo Maritimo de Bouzas, Noé Alvarez e Carlos Mallo, que preencheram o segundo e terceiro patamares do pódio, no seio dum clube com bastantes pergaminhos na vela ligeira.

Mas, apesar de lhe ter pertencido o melhor tempo da prova anterior, Gonçalves não enjeitou a hipótese que se lhe abriu para competir de novo no período da tarde ao ponto de poder alinhar de novo na disputa da 3ª prova da Taça do Norte, que levou ao município ribeirinho de Ilhavo diversos “optimists” e ILCA,s “4”, “6” e “7”, para responderem positivamente ao apelo do Clube de Vela da Costa Nova, entidade organizadora do evento, desta feita sob os efeitos dum vento norte a soprar bastante forte. Nessa competição em apreço, apesar de competir numa tarde bastante ventosa, o velejador do Clube Naval Povoense voltou a impor os seus dotes competitivos, triunfando com toda a clareza (6 pontos), contra 12 do segundo classificado, Manuel Machado e 18 de Ricardo Silva, ambos do Clube de Vela da Costa Nova.