Para assinalar o 101º aniversário do Sporting Club da Horta foi realizada uma sessão solene que contou com a presença de Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), e de Eduardo Pereira, presidente da Câmara Municipal da Horta.
O Sporting Club da Horta celebrou, no passado dia 28 de maio, 101 anos de história. Na sessão solene comemorativa do encerramento do “Centenário” e do aniversário, que decorreu no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, no Faial, o vereador da Câmara Municipal da Horta, Eduardo Pereira, destacou que, “virado o primeiro século de existência, o Sporting Club da Horta reinventa-se para projetar o futuro, enquanto faz memória do passado e permanece no presente com trabalho árduo, grande dedicação, zelo e devoção ardente”.
Realçando que “a Câmara Municipal da Horta não se mostra indiferente à história deste clube centenário, ao seu passado, presente e futuro”, Eduardo Pereira reiterou que “o Município saberá assumir as suas responsabilidades expressando o seu apoio e disponibilidade, na exata medida das suas capacidades, para apoiar o clube, os seus dirigentes e atletas”.
O autarca acredita ainda que “tempos novos se abrem para o Sporting Club da Horta, entre os quais o de recuperar as modalidades perdidas, com especial destaque para o futebol, escalões de formação e seniores; reconstruir a sua sede social e voltar a encher a casa pelo Fourth of July; recuperar o Campo da Doca; e, acima de tudo, unir todos os sportinguistas em torno do seu Sporting”.
Deixando uma palavra de apreço a toda a massa associativa e felicitando os homenageados, Eduardo Pereira realçou que “o Faial precisa de um Sporting Club da Horta forte”. “Como precisa de todas as associações do concelho, da área do desporto, da cultura, da filarmonia ou dos costumes e tradições disponíveis para ajudar a puxar para cima o que temos e somos de melhor: a nossa cultura; as nossas tradições; o nosso presente e futuro, também no desporto”.
Presente também na cerimónia esteve Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), que enalteceu o compromisso do clube em “em promover o desporto e o desenvolvimento integral dos jovens”, reforçando a importância de dotá-los “denvalores como o fair play, respeito e trabalho em equipa”.
“Fundado a 28 de maio de 1923, o Sporting Club da Horta é uma narrativa de dedicação e sucesso”, afirmou Luís Garcia, acrescentando que o clube “começa agora a escrever as primeiras páginas do seu segundo centenário, muito tem contribuído para que hoje, a nossa Região, seja justamente referenciada no andebol a nível nacional e internacional”.
Durante o seu discurso, o Presidente do Parlamento açoriano lembrou não só os constrangimentos em relação à sede social do clube que necessita de ser requalificada para garantir melhores condições de trabalho para todos, mas também “as fragilidades financeiras que precisam de ser superadas para garantir o crescimento contínuo e sustentável deste clube”.
Em dia de aniversário, além do hastear da bandeira na sede, e da realização de uma missa por intenção de todos os fundadores, sócios, dirigentes, técnicos e desportistas já falecidos, foi descerrado um memorial do centenário, na Rua Eduardo Bulcão, e ainda lançado o livro “Centenário Sporting Club da Horta – 1923-2023”, da autoria de Luís Menezes.