blank

TRADIÇÃO DO PRIMEIRO BANHO DO ANO VAI REGRESSAR AO SENHOR DA PEDRA

O tradicional primeiro banho de mar do ano já está agendado para a meia-noite do dia 31 de dezembro, na Praia do Senhor da Pedra, em Miramar, em Vila Nova de Gaia. Organizado por José Bernardo Pereira, proprietário do restaurante Sinfonia Amarela, este ritual, que conta com 52 anos de existência, promete assinalar o início de 2023 com muita música, fogo-de-artifício e animação.

 

O primeiro banho de mar do ano atrai, anualmente, centenas de pessoas à Praia do Senhor da Pedra, em Miramar, em Vila Nova de Gaia. A tradição é antiga, foi fundada por um grupo de amigos, é organizada por José Bernardo Pereira, proprietário do restaurante Sinfonia Amarela e concessionário mais antigo desta praia, e, em geral, não falha.

Mais do que um ritual, este evento assume-se como uma autêntica romaria e inicia-se à meia-noite do dia 31 de dezembro, após as primeiras badaladas, do novo ano. À festa na praia, juntam-se a música, protagonizada, no dia 31, a partir das 23 horas, pelo conjunto Bandaneia, assim como o tradicional fogo-de-artifício. A festa prolonga-se até ao dia 1 de janeiro, com o espetáculo do grupo Impecáveis Band, a partir das 15h30.

Assumindo que espera que o primeiro banho de mar do ano conte com a participação de milhares de pessoas, José Bernardo Pereira recordou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que esta iniciativa “surgiu como uma brincadeira de um grupo de amigos bem-dispostos que, depois do jantar de celebração do fim de ano, iam todos para o mar”.

Segundo o proprietário do restaurante Sinfonia Amarela, que é, também, o concessionário mais antigo da Praia do Senhor da Pedra, só foi possível aumentar as dimensões deste ritual graças ao apoio da Câmara Municipal de Gaia, da União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares, da empresa municipal Águas de Gaia e da paróquia local.