No Índice de Transparência Municipal de 2016, a cidade de Valongo encontra-se no 8.º lugar, o Município da Área Metropolitana e de todo o distrito do Porto mais bem posicionado.
Com uma pontuação de 96,29 em 100 possíveis, o Concelho de Valongo subiu mais seis posições, consolidando assim a posição de liderança na AMP que já tinha conquistado em 2015, ano em que registou uma subida de 110 lugares no ranking nacional da Transparência e Integridade – Associação Cívica (TIAC).
“Estamos no Top 10 e a trabalhar para sermos primeiros! Valongo está a mudar. Estes resultados comprovam o sucesso dos nossos esforços para promover o rigor e a transparência das contas públicas e de tudo o que fazemos! Vamos continuar a investir numa comunidade mais esclarecida e participativa, pois acreditamos que os cidadãos com mais poder são os melhores aliados de uma gestão de boas contas, atenta, rigorosa e transparente”, salienta o José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.
Além do Portal do Município, onde se destaca o separador «Saiba Quanto Custou», a autarquia promove diversas iniciativas âmbito do projeto global «Comunidade Mais Esclarecida, Comunidade Mais Participativa», designadamente a Semana da Prestação de Contas, o Boletim Municipal com um espaço de opinião para todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, a Semana Europeia da Democracia Local, o Orçamento Participativo Jovem de Valongo, e o lançamento do livro Manual Breve de Cidadania Local.