Vasco Cordeiro, presidente do Comité das Regiões da União Europeia, foi agraciado, no passado dia 2 de novembro, com a Chave de Honra de Torre de Moncorvo.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, destacou que a distinção visava “sublinhar o contributo que o presidente do Comité das Regiões tem dado para a defesa dos interesses das regiões e municípios portugueses no quadro das instituições europeias e das políticas comunitárias, em particular daqueles que, como o Douro ou os Açores, são menos centrais ou conhecidos no quadro da União Europeia (UE)”.
Segundo Vasco Cordeiro, “é com grande orgulho que recebo a Chave de Honra de Torre de Moncorvo, uma distinção que muito me sensibiliza. O Comité das Regiões da UE tem por missão salientar o trabalho, a dedicação, o empenho de todos aqueles que diariamente, a nível local e regional, ajudam a concretizar os desígnios e objetivos da UE. É, por isso, que encaro este ato com que a Câmara Municipal me quis distinguir, não como um reconhecimento pessoal, mas pelo que significa de enaltecimento e responsabilidade de uma Europa que acontece aqui e de uma Europa que, a partir daqui, faz como que Torre de Moncorvo, e todos os territórios da União, ocorram, também, em Bruxelas”.
A deslocação do presidente do Comité das Regiões a Torre de Moncorvo incluiu, também, uma reunião com a Comunidade Intermunicipal do Douro, que congrega 19 municípios do Alto Douro, dedicada ao debate sobre a política de coesão e os desafios dos territórios de baixa densidade, assim como a inauguração das obras de requalificação e modernização das instalações da Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado de Torre de Moncorvo, que foi comparticipada em cerca de 83% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, do Programa Operacional Regional – Norte, num montante superior a 3 milhões de euros.