VELA: TOMÁS PIRES DE LIMA VENCE PROVA REGIONAL

Tomás Pires de Lima, velejador do Clube de Vela Atlântico, em Leça da Palmeira (Matosinhos), sagrou-se vencedor da Prova de Apuramento do Campeonato Regional do Norte, disputada nas águas de Leixões, por iniciativa da colectividade a que pertence o próprio velejador.

Num evento desportivo que primou por um leque de participantes bastante reduzido, para além da vitória na prova, Pires de Lima arrebatou também o primeiro lugar em todas as regatas que foi possível concretizar (quatro), das seis inicialmente agendadas, já que as restantes duas foram inviabilizadas pelo fraco vento que se fez sentir.

O bom desempenho de Tomás Lima permitiu ao laserista do CVA ascender isolado ao primeiro patamar do pódio, com apenas três pontos de penalização, seguido de Manuel Rosa, do Clube Boca da Barra (Ilhavo), com seis, e do representante do Naval Povoense/Bicasco, Serafim Gonçalves, que foi terceiro, com 11.

Mas, a avaliar pelo ponto de vista de alguns dos participantes, a fraca adesão despertada pelo evento terá tido como motivação o elevado custo das inscrições, orientação bem diferente da que se regista na vizinha Galiza onde as inscrições são grátis.

Entretanto, está dada como certa a presença de Serafim Gonçalves no Campeonato de Portugal de Radiais, a disputar em Viana do Castelo, de seis a nove do corrente, e que, para além das variantes “standard” e 4.7, trata-se de uma prova extensiva às categorias absoluta e de juniores.