VELEJADORAS DE GAIA ALCANÇAM 2º LUGAR NA MAIOR COMPETIÇÃO NACIONAL DE VELA FEMININA

Decorreu, nos passados dias 14 e 15 de setembro, um dos maiores eventos de vela em Portugal, a Lusíadas Saúde Porto Sailing, que uniu a frente atlântica do Porto, Gaia e Matosinhos. O programa contou ainda com a Regata do Infante e o principal campeonato português de vela feminina, num evento que contou com o envolvimento de 670 pessoas entre participantes e organização.

Organizada pela BBDouro Nautical Experiences, a Women On Water – HeyDoc Clínicas Dentárias a prova foi disputada no Rio Douro, contando com 12 equipas em competição nos radicais Melges15, num total de 24 velejadoras, que ao longo do fim-de-semana realizaram 21 regatas, passando pelas fases de apuramento e qualificação para a final, aonde marcaram presença as 4 melhores equipas.

A vitória foi para a “Team Fitch” das olímpicas Mafalda Pires de Lima, do Clube de Vela Atlântico, e Mariana Lobato, do Clube Naval de Cascais. O segundo lugar foi para as velejadoras da equipa “We Do Sailing”, Francisca Cunha com Joana Azevedo à proa, tendo Patrícia Bastos (Clube de Vela Atlântico) e Gabriela Pereira (Sport Clube do Porto) completado os lugares do pódio.

Na Regata do Infante, na competição destinada aos barcos da classe Cruzeiro, marcaram presença quase 350 velejadores entre as 61 embarcações inscritas, que navegaram no Atlântico, desde Matosinhos até ao Porto, com a tradicional chegada junto à zona histórica da Ribeira, no Rio Douro.

No final das duas regatas realizadas, na classe ANR1, a vitória foi para o “Sea Soul” de Rui Freitas (Clube Naval Povoense), enquanto na categoria ANR2, Manuel Lopes (We Do Sailing) ao leme do “Ojo Piojo” liderou, tendo o “Yess” de Rui Ramada Barros (We Do Sailing) vencido a divisão ANR3. Entre os Platu, o “Cheers” de Filipe Pedrosa (Yate Clube do Porto) chegou na frente, tal como o “Rum” de Tomás Pacheco (Yate Clube do Porto) entre a frota de Sportsboat.

Sendo esta uma prova inclusiva e acessível a todos, o Barco Lusíadas For All voltou a marcar presença, contribuindo para alargar a prática de vela a toda a população, envolvendo esta ação 50 passeios solidários.