VENCEDORES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM JÁ SÃO CONHECIDOS

Os quatro projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2023 foram anunciados no âmbito de uma cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na ocasião, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, fez questão de mencionar que esta iniciativa “tem conseguido chamar a atenção dos mais novos para os problemas do seu meio ambiente, desenvolvendo, assim, uma maior consciência cívica”.

Com um plafond global de 60 mil euros, o OPJ foi dividido em quatro prémios, de acordo com a área escolar, nomeadamente Maia, Ribeira Grande e Rabo de Peixe, e com o grau de ensino, tendo sido atribuído um montante no valor máximo de 15 mil euros, para cada projeto vitorioso.

Na edição deste ano, chegaram 11 propostas à fase final de votação, tendo sido contabilizados 3642 votantes, de um universo de cerca de 5 mil alunos, o que, segundo a autarquia ribeiragrandense, “representa uma taxa de participação acima de 70%”.

Os projetos vencedores foram o Retiro Sensorial, de Filipa Soares, da EBI Maia; o Jardim Sensorial Terapêutico, de Xavier Borges, da EBI Ribeira Grande; o Espaço para Atividade Física, de Matilde Mota, da Escola D. Paulo José Tavares da EBI Rabo de Peixe; e o Equipamento para Aulas Práticas de Saúde, de Roberto Cordeiro, da Escola Profissional da Ribeira Grande.

Segundo Alexandre Gaudêncio, “numa altura em que se fala do distanciamento dos jovens das políticas públicas, os números do OPJ23 revelam o inverso. Temos constatado que, quando procuramos os mais novos para darem ideias e sugestões de melhoria no seu dia a dia, eles respondem afirmativamente”.