VII FESTIVAL DE TEATRO DE AMADORES DE GAIA ATÉ 17 DE NOVEMBRO

O Festeatro 2018 – VII Festival de Teatro de Amadores de Gaia já subiu ao palco do auditório municipal de Gaia, onde são levadas à cena uma dezena de representações até 17 de novembro.

O festival iniciou no dia 29 de Setembro, com a peça “O Moleiro de Alcalá”, de autoria de Eduardo Garrido e encenação de Daniela Gonçalves, representada por ”Os Plebeus Avintenses”. Este primeiro dia contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, da vereadora da Ação Social, Marina Ascensão, e do presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro.

O presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, César Oliveira, agradeceu a participação das instituições e a presença dos convidados neste festival, desafiou o público a assistir e a divulgar as peças e a sua excelência no domínio do teatro de amadores.

“O Festeatro é uma expressão de arte muito importante na nossa cultura. A arte de representar vive-se”, sublinhou César Oliveira, lembrando que “os atores gostam de ver o seu trabalho reconhecido, acarinhado e aplaudido”.
Casa cheia marcou o primeiro dia do festival, assim como o segundo dia em que subiu ao palco a peça “O Avarento”, de autoria de Molière e encenação de Raúl Leite, interpretada pelo Teatro Amador de Gulpilhares.

Esta edição do Festeatro conta, ainda, com a participação das seguintes coletividades: Tuna Musical de Santa Marinha, Grupo Cénico Paroquial de Oliveira do Douro, Ilha Mágica, Associação Recreativa de Canelas, Sporting Clube Candalense, Teatro Amador de Sandim e Grupo Mérito Dramático Avintense.

No último dia do festival, serão homenageadas três personalidades do teatro de amadores de Gaia: Francisco Silva, Valdemar Belmonte e Daniela Gonçalves.