“Foi-me solicitado um testemunho sobre os 5 anos de mandato de Eduardo Vítor Rodrigues, Professor Catedrático em Sociologia, Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, em exercício no seu segundo mandato, reeleito por larga maioria, para tal.
Tive a oportunidade de conhecê-lo aquando da tomada de posse no seu primeiro mandato e durante o decorrer do mesmo, como vereadora sem pelouro, independente, e exercendo desde o inicio até agora, o cargo de Presidente da Direção da INOVAGAIA – Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica de Vila Nova de Gaia, funções que desempenho até hoje, não integrando o corpo de vereadores do segundo mandato.
No nosso percurso pela vida, vamos cruzando com muita gente, tanto pessoal, como, profissionalmente…
A nossa memória retém quem nos marca, tanto de forma positiva como negativa. Faz parte do nosso aprendizado, da estruturação da nossa maturidade.
Os primeiros, ganham lugar cativo no nosso espaço psicológico e intelectual de referências, e vão acrescentando, mesmo que não presentes, uma mais valia à matriz do nosso comportamento. Os segundos servem para nos ajudar a cometer menos erros.
Não importa para tal, o tempo de conhecimento, mas, a intensidade da impressão que nos causam e a empatia que daí advém.
Tal aconteceu-me com Eduardo Vítor Rodrigues, até então, completamente desconhecido para mim.
Dele retenho, acima de tudo, a sua postura perante o próximo, de admirável humanidade e respeito pela comunidade.
Duma simplicidade superior, própria das “grandes pessoas”, não se deixa embriagar pelo poder, usando-o de forma criteriosa, no exercício da enorme responsabilidade que lhe foi conferida. Naturalmente que ninguém, mesmo ninguém, é perfeito e, todos cometemos enganos, sendo que, o importante é reconhecê-los e corrigir o percurso. Isso, sabe fazê-lo e eu sou testemunha dessa postura.
Claro que o mundo, e em especial o nosso, está recheado de gente teoricamente perfeita e, que se acha no direito de criticar, como se fossem a “palmatória da humanidade”… porém, em minha opinião, isso só serve de estímulo para prosseguirmos com dignidade os objetivos que nos propomos e com os quais, nos comprometemos.
É neste contexto que eu vejo Eduardo Vítor Rodrigues!
Sendo membro de um partido, um socialista convicto, nunca o vi tomar posições ridiculamente partidárias e pouco razoáveis para com os seus adversários políticos. Atentamente, sempre registei essa atitude de honestidade, com muito respeito.
Não é fácil ser Presidente da Câmara, especialmente num município como Vila Nova de Gaia. Recebeu essa missão, encontrando muitas dificuldades e problemas graves para resolver.
Com serenidade, foi abordando as situações, e, passo a passo, foi encontrando soluções, nem sempre contando com as ajudas de que carecia.
O universo de colaboradores das Câmaras, por rotinas adquiridas por falta de incentivos, nem sempre ajuda e, não percebe, porque essa não foi a cultura que lhe foi passada que, em gestão, tempo é dinheiro. A celeridade na resolução das situações é bem mais importante do que a lenta busca de soluções perfeitas que se vão perdendo, por falta de reatividade. Mas, existem pessoas muito empenhadas que criteriosamente, como Presidente, soube chamar a Si.
E, repito, passo a passo, tem reerguido Gaia, sem ruído, com a tranquilidade própria de quem acredita, alheio a anticorpos que, aqui e ali, por vezes se fazem sentir.
Não querendo alongar-me mais, pois seria impossível descrever num breve testemunho toda a experiência que colhi e colho do meu relacionamento com Eduardo Vítor Rodrigues, termino afirmando, no que a mim diz respeito, que retenho o seu espírito correto, a sua personalidade como ser humano e profissional, logo, faz seguramente parte do meu universo de boas memórias e que irei sempre reter.
Acho que Vila Nova de Gaia escolheu bem o seu Presidente!”
Maria Cândida de Oliveira, presidente da direção da INOVAGAIA