“VISAMOS ASSUMIR O PAPEL DE AGENTE ATIVO NA MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DOS NOSSOS ESTUDANTES”

O ISAG – European Business School (ISAG-EBS), em parceria com a Fundação Consuelo Vieira da Costa (FCVC), voltou a assinalar a época festiva com uma ação solidária, desta vez, contando com a sua comunidade de estudantes Erasmus. Esta iniciativa de voluntariado decorreu no passado dia 16 dezembro e contemplou a reabilitação de espaços do Centro Juvenil de Campanhã, assim como a recolha e entrega de donativos.

 

O ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e a Fundação Consuelo Vieira da Costa (FCVC) realizaram, no passado dia 16 de dezembro, uma ação de voluntariado no Centro Juvenil de Campanhã, no âmbito da quadra natalícia e dos fins que as instituições prosseguem, que contou com a participação de mais de 30 estudantes Erasmus, que se voluntariaram para reabilitarem vários espaços da instituição, assim como para recolherem e entregarem inúmeros donativos. “No fundo, através da promoção destas ações, visamos assumir o papel de agente ativo na mobilização e sensibilização dos nossos estudantes e de toda a comunidade, para ações de responsabilidade social e, assim, promover o impacto positivo que esta união pode gerar para as instituições sociais e para os seus beneficiários. Neste caso, o principal objetivo foi criar espaços com melhores condições para os jovens do Centro Juvenil de Campanhã e contribuir com bens que pudessem melhorar, também, a sua qualidade de vida”, explicaram Bárbara Sousa, coordenadora da FCVC, e Catarina Lopes, responsável do Gabinete de Relações Internacionais do ISAG-EBS, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.

Assim, foi efetuada a reabilitação dos espaços, considerados mais urgentes, do Centro Juvenil de Campanhã, nomeadamente, o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e um espaço de autonomização de jovens, através da pintura, limpeza e arrumação, “no sentido de melhorar as condições destas áreas, para os jovens que residem na instituição”.

Relativamente aos donativos, segundo Bárbara Sousa e Catarina Lopes, estes foram recolhidos “entre a comunidade ISAG e Fundação Consuelo Vieira da Costa, nomeadamente roupa, alimentos e produtos de higiene. Este tipo de bens é fundamental para os cerca de 40 jovens que residem no centro e representam uma enorme ajuda para a equipa da instituição, que trabalha, incansavelmente, para conseguir disponibilizá-los de forma adequada, ao longo do ano”.

Assente num pleno espírito de entreajuda, partilha, solidariedade e caridade, esta iniciativa envolveu, particularmente, os estudantes Erasmus, que participaram enquanto voluntários e que não têm contacto com este tipo de ações, nos seus países de origem. “Assim, foi possível dar-lhes a conhecer uma nova realidade, bem como sensibilizá-los e mobilizá-los para a importância do seu papel na esfera social e de como podem intervir para ajudar o próximo. De uma forma geral, consideramos que esta ação foi muito importante para a formação destes estudantes, enquanto cidadãos conscientes e mais solidários”, ressaltaram as representantes das duas instituições, garantindo que “iremos manter a relação com o Centro Juvenil de Campanhã, em parceria com a Fundação Consuelo Vieira da Costa, e, assim, desenvolver novas iniciativas, que permitirão ajudar o centro a cumprir a sua missão e melhorar a qualidade de vida dos seus jovens”.

Por conseguinte, Elvira Vieira, diretora-geral do ISAG-EBS e presidente do Conselho de Administração da FCVC, evidenciou que iniciativas como esta são uma prioridade e que é fundamental “continuarmos a promover ações, junto da comunidade, que resultem em algo maior e capaz de fazer uma diferença real na vida das pessoas. A instituição que ajudamos tem quase 200 anos de história e desempenha um papel fundamental, junto de vários jovens da cidade, acolhendo cerca de 40 rapazes, em regime de internato, a quem procura assegurar as condições, para que possam ter um futuro melhor. Acreditamos que é fundamental continuarmos a ser um agente ativo na realização destas atividades e sentimos que, ano após ano, os estudantes continuam a mostrar grande motivação, para se envolverem nestas causas”.