A 9ª Assembleia Municipal Jovem decorreu no passado dia 14 de dezembro, no Fórum Trofa XXI, e concluiu o ciclo do Orçamento Participativo Jovem da Trofa.A concurso estavam 25 mil euros, sendo 17500 euros para a concretização de um projeto concelhio e 7500 euros para a realização de um projeto escolar.
O projeto escolar “Xuta Querelêdo” e o projeto concelhio “Para um Pavilhão Municipal Melhor” visam a melhoria da prática desportiva no concelho e foram os mais votados pelos jovens trofenses.
Assim, “Xuta Querelêdo” obteve 546 votos e vai permitir a melhoria das condições de prática desportiva na Escola Básica de Querelêdo, através da implementação de um piso desportivo. Já o projeto “Para um Pavilhão Municipal Melhor”, conseguiu 671 votos e visa dotar o pavilhão da Escola EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques com um marcador eletrónico, mostrador de 24 segundos e quatro tabelas de basquetebol, com vista a reunir condições para o acolhimento de competições oficiais em diversas modalidades. Segundo a Câmara Municipal da Trofa, foram apresentados ao Orçamento Participativo Jovem de 2019, 14 projetos, que foram analisados pelo GATOP, a equipa técnica de acompanhamento da iniciativa, que validou os oito projetos finais. Para além dos projetos vencedores, estiveram a concurso os projetos de âmbito escolar “Yoga na Escola, uma questão Corpo-Mente”, que alcançou 243 votos; “M&M – Música e Multimédia”, que conseguiu 230 votos; “Leituras & Leitur@s”, que obteve 295 votos; “Desporto e Lazer, dá saúde e prazer”, que alcançou 536 votos. De âmbito concelhio, estiveram a votação as propostas “Samba comVida”, que obteve 632 votos e “BandatéTi”, que conseguiu 547 votos, acrescidos do projeto vencedor. Em ambas as votações não houve votos nulos.