A 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorreu no Parque Eduardo VII entre os passados dias 25 de maio a 11 de junho, contou com a participação de 15 editoras açorianas, 1745 publicações, quatro concertos e cinco apresentações de livros e um showcooking.
Assim, estiveram representadas as editoras “Artes e Letras Editora”, “Amigos dos Açores – Associação Ecológica”, “Blanca Martín-Calero”, “Centro de Artesanato e Design dos Açores”, “Companhia das Ilhas, Lda”, “Geotrota Unipessoal Lda”, “Instituto Açoriano de Cultura”, “Instituto Histórico da Ilha Terceira”, “Núcleo Cultural da Horta”, “OMA – Observatório do Mar dos Açores”, “Predicado Inclinado Unip., Lda”, “Publiçor, Publicações & Publicidade, Lda”, “Sociedade Afonso Chaves”, “Turiscon Editora” e “Universidade dos Açores”.
Já a programação cultural da participação açoriana contou com espetáculos de artistas açorianos, não esquecendo a celebração do centenário de nascimento de Natália Correia, assim como o debate “Conversas à volta da mesa” que teve como mote o livro “Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia. Itinerários turísticos do património gastronómico e vinícola”, edição da responsabilidade da editora açoriana, Letras Lavadas, e apoiada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura (Governo Regional da Madeira). A publicação,que contou na sua primeira edição com o apoio da Direção Regional de Turismo, do Governo Regional dos Açores, teve a colaboração de mais 23 investigadores, responsáveis pelos 19 capítulos que compõem esta obra.
Foram ainda apresentados os livros “Árvore dos Açores | Ilha de São Miguel” e “Flores de Cá e de Lá”, ambos de Raimundo Quintal e editados pela Publiçor, e “GASTRONOMIA DOS AÇORES – Cozinha Tradicional das Ilhas”, de António Cavaco e Ernesto Rezendes, também editado pela Publiçor.
Por fim, houve ainda um showcooking e degustação de gastronomia açoriana fria com o chef Fernando Soares e a apresentação do livro “À Descoberta da Gastronomia Regional dos Açores”, por Madalena San-Bento e o apresentador Fernando Mendes, assim como a obra “Ponta Delgada, Memórias Fotográficas 1860 – 1960” pelas 17h00 por Pedro Pascoal de Melo e Maria Helena Frias e editado por “Artes e Letras Editora”.