VIII ENCONTRO FOLCLORE EM VILAR DE ANDORINHO

O Rancho Folclore da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho realizou no passado dia 8, pelas 21h, no Parque da Capela de Balteiro, o seu VIII Encontro de Folclore e o 2º Internacional.

O recinto estava cheio, a noite perfeita para receber os Grupos convidados e deu motivação para um belíssimo espetáculo.

O Padre Albino Reis foi o apresentador do Encontro, como é Presidente da Associação Preservar Memórias e está integrado no Rancho anfitrião fez as honras da casa, começando com uma pequena introdução apresentando toda a história do Rancho que é composto por cerca de 60 elementos com idades entre os 6 até quase os cem o que divertiu a assistência.

Falou da Freguesia de Vilar de Andorinho como hospitaleira, atraente, tendo um miradouro concelhio ( Monte da Virgem ) que tem uma panorâmica lindíssima de todo o concelho de Vila Nova de Gaia. Falou na motivação do rancho, que tentou pesquisar e recriar o cultivo dos cereais, milho, cebola que foi a subsistência da terra, as leiteiras, ceifeiras, lavadeiras que lavavam as roupas das casas ricas de Gaia e Porto e tudo isto recriado entre o Séc XIX e Séc XX nas roupas, nos utensílios, nas letras e músicas usadas nas desfolhadas, romarias e em destaque as rusgas ao Senhor da Pedra onde os romeiros em rusgas se deslocavam até o areal da praia de Miramar à capelinha do Senhor da Pedra.

Entretanto foi chamado ao palco o primeiro grupo convidado “Folk Dance Group Vilnis da Lituánia; Grupo Folclórico e Etenográfico de Belide Condeixa;Grupo Folclórico de Polvoreira Guimarães e por último Rancho Folclórico da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho”; onde foi distribuído a cada representante Fitas e lembranças para comprovar a participação no Encontro.

Ao palco subiu o presidente da freguesia, Serafim Teixeira que elogiou o trabalho do Rancho de Vilar de Andorinho pelo empenho e disponibilidade e dedicação que todos os elementos estão a colaborar para construírem a nova Sede numa casa antiga de lavoura cedida pela Junta de Freguesia.

Também Manuel Pais Duarte, Coordenador Técnico do Folclore Português, deu os parabéns a todos os Grupos presentes e salientou o esforço e trabalho que o Rancho anfitrião tem desempenhado para promover a filiação efetiva do Grupo porque têm demonstrado uma grande capacidade para defender as raízes do Folclore.

Já Fernando Baptista representante da Federação das Coletividades de Gaia deu os parabéns a todos os Ranchos presentes porque na sua opinião o Folclore representa a raíz que dá a subsistência à Cultura de um Povo aos seus costumes e tradições. Por último, o Padre Albino agradeceu todos os patrocínios e pessoas que colaboraram e ajudaram acontecer o Encontro de Folclore.

No final para dar continuidade a tão maravilhosa noite nada melhor do que assistir à atuação de cada Rancho com os seus temas, as suas danças que encantou todos os presentes e permitiu uma noite colorida, em convívio, recordações dos costumes e tradições da terra das gentes da Cultura de um Povo Português preenchido de sabedoria, modinhas, histórias que fizeram renascer juventude, saudade na memória de cada pessoa presente naquele espaço que por uma noite se divertiu, encantou e respirou Cultura.