FESTIVAL INFANTIL DE FOLCLORE JUNTOU MAIS DE CEM CRIANÇAS

A 2ª edição do Festival Infantil de Folclore realizou-se no passado dia 26 de agosto, no largo Hintze Ribeiro.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, em parceria com a cooperativa A Ponte Norte, e teve como objetivo contribuir para a preservação de uma tradição com raízes no concelho e juntar diversas redes de CATL’s do município para um serão, que foi animado pela sonoridade característica do folclore açoriano.

O evento contou com a participação dos CATL’s da Casa do Povo da Ribeira Grande (Anjo Bom e Traquinas), do CATL da madre Teresa d’Anunciada. Da rede de CATL’s da Santa Casa do Divino Espírito Santo da Maia, da Sana Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e do Grupo Folclórico do Porto Formoso.

Alexandre Gaudêncio, presidente e recandidato à Câmara Municipal da Ribeira Grande, lembrou que o Festival Infantil de Folclore da Ribeira Grande é um projeto que pretende “incutir nos mais jovens o gosto pelas tradições locais e manter viva aquela que é uma das atividades mais características do concelho”.

O autarca mostrou-se “bastante satisfeito com o crescimento que este evento teve da primeira para a segunda edição” e destacou que “pela via do ensino do folclore em tenra idade promove-se o gosto por esta tradição junto dos mais jovens e assegura-se a continuidade e preservação de hábitos cultuais mais antigos, de modo a que não se percam ao longo dos tempos”.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande afirmou que “mais de cem crianças participaram num festival que teve perto de meio milhar de espetadores” e que isso não poderia ter sido mais satisfatório, na medida em que “a adesão que a iniciativa teve por parte das crianças e jovens da Ribeira Grande demonstra que esta foi uma aposta ganha por parte da autarquia”.