A Junta de Freguesia da Matriz distinguiu duas personalidades e uma instituição pelo trabalho desenvolvido na freguesia. Irmandade do Espírito Santo de Trás Mosteiros, Miguel Alves Diogo, e Lúcia Garcia foram os homenageados.
A Sessão Solene contou com a presença de cerca duas centenas de pessoas e foi realizada na via pública em frente da sede da junta, “É muito importante estarmos aqui juntos aqui fora juntos dos cidadãos ir ao encontro do anseio dos cidadãos.”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia, Hernâni Costa. Na cerimônia também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, o Secretário Regional Adjunto para as Relações Externas, Rui Bettencourt, os representantes de emigrantes dos EUA e Canadá, Alfredo da Ponte, João Luís Morgado Pacheco e Hildeberto Silva), o presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande, José António Garcia, e os vereadores municipais, Carlos Anselmo e Cátia Sousa.
A Sessão Solene iniciou com o discurso do presidente da Assembleia da Freguesia da Matriz, António Anacleto, “ O papel da Junta de Freguesia é zelar pelo desenvolvimento da sua terra. É o que queremos fazer e é o que fazemos todos os dias com a ajuda de uns e de outros.” O autarca referiu a importância de todos os cidadãos que contribuem, diariamente, para o desenvolver da freguesia e da comunidade da Matriz. “Felicito todos os habitantes da nossa freguesia pois são eles, que no seu dia a dia, fazem com que a Matriz seja maior e melhor.”
De seguida, o presidente da Junta de Freguesia, Hernâni Costa tomou a palavra. No seu discurso, o autarca reforçou a ideia que os partidos devem colocar de parte as cores partidárias e focaram-se no desenvolvimento da população. “Quando temos a responsabilidade nos nossos ombros, deixa de haver disputas políticas e diferentes cores partidárias, para passar a existir apenas e só uma única população com os seus problemas e as suas aspirações.” O presidente referiu também que as entidades oficiais devem olhar para as Juntas de Freguesia como “parceiros efetivos e necessários.” Hernâni Costa sublinhou algumas carências sociais ainda existentes na freguesia da Matriz, como habitação degradada.
O autarca ainda referiu a importância de virar o foco político para a “prevenção e a sensibilização ambiental” devido a todo o investimento previsto para a cidade da Ribeira Grande.”Cada vez mais, os nosso cidadãos valorizam a limpeza das vias públicas e dos espaços verdes e nós, como uma região com um potencial turístico, temos que investir cada vez mais nessa área.”
Hernâni Costa pediu a Rui Bettencourt para levar uma mensagem ao Governo Regional para não se esquecerem da estrada das Caldeiras da Ribeira Grande. “É um maior ponto de atração turística da freguesia e, infelizmente, não tem acesso que seja condizente com a sua dimensão e com a sua importância.”
O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, começou por realçar todo trabalho que se tem feito na freguesia da Matriz, sublinhando o projeto com a população idosa da freguesia, “que é a mais ativa do concelho”. O autarca afirmou a ideia que a freguesia da Matriz deve representar o melhor que se faz na Ribeira Grande e, por isso, enalteceu o papel do executivo por tornar dinâmica a freguesia. “A Matriz está no coração da cidade e é a cara da cidade da Ribeira Grande, por isso mesmo, tudo o que é feito na Matriz deve representar o que temos de melhor e excelência,(…) portanto enalteço o papel que a Junta está a ter (…) e destaco esta nova dinâmica que se vive na Matriz e que é uma dinâmica a olhar para o futuro.”
Alexandre Gaudêncio referiu alguns projetos e investimentos programados para melhorar a qualidade da cidade e da freguesia, como o aparecimento de novos hotéis que vão criar “centenas de postos de trabalho.” As obras de saneamento básico da Rua do Espírito Santo e a requalificação do Largo das Freiras, a requalificação do Largo Gaspar Frutuoso, e a contrução daCasa Mortuária com a possibilidade de se realizar um crematório municipal são alguns dos projetos planeados para o final deste ano e início do próximo ano. “Nós não fazemos obras fechados em gabinetes, nós fazemos obras ouvindo as pessoas e aquilo que é o melhor para elas.”, afirmou o autarca. Alexandre Gaudêncio ainda falou sobre alguns projetos turísticos que estão planeados, para além dos hotéis, como novos cursos de turismo, na Escola Profissional, a construção de um Centro de Surf, junto à Câmara Municipal, com informações privilegiadas para os surfistas, e, ainda, a inauguração da Casa do Município, também junto à Câmara Municipal, que será um espaço com informações para os turistas mas também com informações para quem quiser investir na Ribeira Grande.
O Secretário Regional Adjunto para as Relações Externas, Rui Bettencourt, sublinhou a importância das entidades oficiais estarem em unidas para melhorar,a ssim, a qualidade de vida da população. “É necessário darmos as mãos para melhorar a qualidade de vida da população, e para resolver cada um dos problemas de cada pessoa.” O deputado referiu o importante papel das Juntas de Freguesias, sendo que são o primeiro local que a população recorre para a resolução de problemas.
Por fim, procedeu-se à entrega das distinções honoríficas de mérito às personalidades e à instituição. A Distinção Honorífica de Mérito, a título de Personalidade, foi entregue a Lúcia de Fátima Morgado Ferreira Vieira pelo trabalho desenvolvido na Igreja da Matriz.
Já a Distinção Honorífica de Mérito, a título Empresarial, foi entregue a Miguel Alves de Medeiros Diogo pela criação da empresa Diogo Carnes, uma empresa de estrutura familiar, cuja a atividade iniciou-se há mais de 50 anos, e, para além da importância na economia, Miguel Diogo foi também um benemérito, não deixando de ajudar pessoas e instituições, ligadas aos mais desfavorecidos.
A Distinção Honorífica de Mérito, a título Institucional, foi entregue à Irmandade do Espírito Santo de Trás Mosteiros, pela dedicação à festividade do Espírito Santo. Em 2005 foi inaugurada a Casa do Divino Espírito Santo.
A Sessão Solene da Matriz de 2018 terminou com um momento musical protagonizado pelos Freelance, e com uma exposição de fotografia em madeira, de um jovem artesão natural da freguesia, Telmo Ponte.