CÂMARA DO COMÉRCIO LANÇA MEDIDAS PARA DINAMIZAR O SETOR

A Direção e a Comissão Especializada do Comércio reuniram com o objetivo analisar a situação no setor do comércio, tendo em conta a atual conjuntura decorrente da pandemia da COVID-19.

 

Da reunião entre a Direção e a Comissão Especializada do Comércio concluiu-se que a situação no setor do comércio é preocupante, tendo em consideração as repercussões da quebra na procura da generalidade das atividades comerciais e o seu natural impacto negativo na situação financeira das empresas.

De acordo com nota de imprensa lançada à comunicação social, a quebra que se tem vindo a registar está associada a um conjunto de fatores, com especial realce para a diminuição muito acentuada do turismo, a redução do rendimento disponível de muitas famílias, a incerteza quanto ao futuro, a organização do trabalho designadamente de entidades públicas (que continuam com muitos trabalhadores em teletrabalho) e de serviços públicos com atendimento ao público encerrado ou limitado.

Por crerem que todos estes fatores contribuem para uma redução no movimento de circulação de pessoas nos centros das cidades e vilas e para uma menor procura dos clientes do denominado comércio tradicional, a Direção e a Comissão Especializada do Comércio entendem que as entidades públicas nacionais, regionais e locais devem tomar medidas que ajudem a dinamizar o setor, tendo destacado cinco: a redução da carga fiscal, em especial no que se refere à taxa máxima do IVA, medida que reforçaria o rendimento disponível das famílias e também com impactos positivos para as empresas; a retoma do trabalho presencial para muitos trabalhadores da administração regional e local, bem como reabertura de alguns serviços públicos, medidas que podem contribuir para estimular a atividade comercial das cidades e vilas; a realização de ações de animação, que, respeitando as necessárias medidas de segurança sanitária, possam contribuir para a dinamização e atração de pessoas aos centros urbanos e, por fim, a alteração das políticas de estacionamento, no sentido de estimular a procura do denominado comércio tradicional.