EDITORIAL

17 anos a “dar voz a quem não tem” foi o desígnio escolhido por quem, nesta casa, diariamente procura, com independência e proximidade, dar aos cidadãos e instituições a oportunidade de se exprimirem. Não tem sido fácil, mas é muito reconfortante!

Foi no último trimestre de 2003 que a ideia nasceu e a 2 de abril de 2004 o seu primeiro número apareceu nas bancas substituindo o “Notícias de Avintes”. A mesma equipa, mas objetivos maiores. Gaia era o horizonte e a conquista havia começado!

Os anos sucederam-se e o carisma manteve-se e a ambição aumentou. Há cada vez mais necessidade de uma informação de proximidade e equidistante dos diversos poderes e entranhada na sociedade.

Há seis anos atrás, 16 de outubro de 2014, era criado o AUDIÊNCIA MATOSINHOS que suspendeu a sua publicação, algum tempo depois de o AUDIÊNCIA acrescentar à sua denominação GRANDE PORTO.

A 15 de novembro de 2014 nascia uma edição insular, na ilha Terceira, o AUDIÊNCIA AÇORES que mais tarde alteraria para AUDIÊNCIA RIBEIRA GRANDE, mudando a sua redação para a Ribeira Seca da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, sendo hoje o quinzenário de informação geral de maior tiragem no arquipélago.

2021 é um ano de grandes desafios. Esta vossa equipa vai encara-lo com determinação e objetivos perfeitamente definidos. Com o vosso sentido apoio, dia a dia, cada vez mais forte, vamos apostar e concretizar ideias que nos tornem mais dinâmicos e presentes.

A XVI Gala AUDIÊNCIA é a 3 de maio de 2021, no Teatro Ribeiragrandense e será, uma vez mais, uma grande homenagem aos cidadãos e instituições. Estamos a criar um programa impar e envolvente, onde haverá um abraço, cada vez mais apertado, entre continentais e insulares.

O Festival da Canção de Gaia vai arrancar em janeiro e será a fórmula que encontramos para dizer aos músicos, compositores e cantores quanto eles são importantes. A partir da próxima edição vamos começar a desvendar. A apoteose final ocorrerá no auditório de Oliveira do Douro em data a referenciar.

A Tânia Pinheiro Lino está de regresso a um jornal, onde deixou marcas. Desta vez vai assumir um espaço dedicado aos mais sábios. Aqueles que nos criaram e vivem a sua “Idade dourada” em casa, centros de convívio ou lares. Ao longo de todas as edições terão lugar de destaque e em outubro de 2021, em Pedroso, Vila Nova de Gaia, ocorrerá um grande evento onde ao vivo serão as figuras maiores e lhes diremos obrigado.

Para a Trofa estamos a preparar um evento que mostrará tradições açorianas e do norte de Portugal continental e concretizará uma verdadeira exaltação cultural. O Fórum XXI deverá ser o palco no segundo semestre de 2021.

Prometemos estar sempre convosco porque temos a certeza de que estão connosco!