Deixamos o centro da cidade,
e vamos até ao Cabedelo
e outros pontos interessantes
em vários pontos do concelho

A Volta vai agora deixar o centro da cidade e vira-se para as duas maiores zonas piscatórias da Gaia: Afurada e Aguda. Evidentemente que entre as duas zonas o visitante terá toda a maravilhosa zona marítima de Canidelo para apreciar praias e rochedos, Valadares, Madalena e Arcozelo (Aguda).

A freguesia da Afurada irá contar com um novo mercado já em 2012. Para dos barcos, dos pescadores, da lota, do mercado os afuradenses viviam um pouco de costas voltadas para Gaia, já que uma lancha os colocava muito rapidamente na outra margem. Isso é, mesmo em frente ao Cabedelo, na vizinha cidade do Porto.

Já na Aguda, embora a frota seja menor, a lota do peixe tinha uma vida diária muito profícua. Mas, surgiu a ELA – Estação Litoral de Aguda graças à competência do biólogo marinho alemão, Mike Weber, que descobriu Aguda em 1984 e a colocou em livro, com um excelente trabalho para a posteridade. Assim, ficou Aguda a única comunidade piscatória atlântica com frota pesqueira em Gaia, possibilitando o fácil acesso ao mar e consequentemente a investigação da fauna e flora desta costa.

As frotas pesqueiras da Afurada
e da Aguda são o “modus vivendi”
de muitos gaienses que encontram
nas águas tenebrosas do mar
a sua razão de viver…

No litoral do concelho o visitante
encontra praias excelentes
todas com a bandeira azul
que simboliza a sua alta qualidade

Aposta na promoção das praias de Miramar, Aguda e Granja é uma constante. Parecem freguesias independentes, mas não passam de lugares que pertencem à terras de Santa Maria Adelaide. Se no centro de Arcozelo a presença da religião é forte e ainda se manifesta alguma ruralidade, junto ao mar respira-se apenas veraneio. Próximo de um dos mais antigos campos de golfe de Portugal está o areal de Miramar. Muito conhecido também por ter sobre as rochas uma capela construída em 1714 (Capela do Senhor da Pedra) que, em dias de romaria, atrai milhares de romeiros de várias partes do país. Também aqui a parte religiosa e a pagã andam der mãos dadas e o local continua a estar associado a rituais menos ortodoxos como a bruxaria.

O vasto areal faz desta praia uma das mais procuradas no Grande Porto durante os meses de Verão. Mas a Sul, a Aguda destaca-se pela sua tradição piscatória e a azáfama dos pescadores contrasta com a dos veraneantes instalados mais a norte.

Aqui está instalado o Parque das Dunas e a Estação Litoral da Aguda, que promove a educação ambiental, através de passeios comentados pela zona entre marés, pelo areal e pelas dunas. A Granja é aristocrática e ensolarada e foi das primeiras zonas balneares criadas no século XIX. Desses tempos restam os palacetes e a magnífica estação dos Caminhos de Ferro.

 

*Escrito em 2011

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com