O tradicional desfile carnavalesco, que é organizado, anualmente, pela Câmara Municipal da Trofa e pela Federação das Associações de Pais das Escolas do concelho, decorreu no passado dia 19 de fevereiro, na zona envolvente à Estação Ferroviária da Trofa. Milhares de pessoas assistiram ao desfile que, este ano, teve como mote os contos infantis. Este corso também contou com a participação da Escola de Samba da Trofa – Diamante e das escolas de dança Alva – Academia de Dança e MTV4Dance, que abrilhantaram o desfile com as suas coreografias. A musicalidade também não faltou, com a participação da Orquestra Urbana da Trofa.
Música, animação, alegria e boa disposição foi o que não faltou neste desfile de Carnaval, que contou com a participação de 1300 crianças das escolas básicas e dos jardins de infância do concelho da Trofa. Os estabelecimentos de ensino foram desafiados a trabalharem os contos infantis e receberam um cheque, no valor de 500 euros, medalhas para todos os alunos e material desportivo. No total, mais de 2500 pessoas participaram no evento, entre escolas, associações e foliões.
Esta iniciativa permitiu uma verdadeira viagem pelo imaginário da fantasia infantil e premiou os intervenientes, que foram avaliados pela originalidade, criatividade, indumentária, coreografia e carro alegórico, por um júri externo, constituído por membros da Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP), nomeadamente, Mariana Carvalho, presidente, Luís Fernandes, secretário, Américo Rodrigues, vogal, e Magda Costa.
No final, a EB/JI de Bairros, revalidou o título, depois de vencer em 2020, com o tema “Alibábá e os 40 ladrões…Lambões”. Em segundo lugar, ficou o “Rei Leão” da EB/JI de Paranho, enquanto o terceiro lugar foi para a EB/JI de Paradela, com a recriação do “Principezinho”. A EB/JI de Lagoa ficou em quarto lugar com o conto infantil da “Rapunzel” e a EB/JI de Feira Nova ficou em quinto lugar com o tema “Vaiana”.
“Hansel e Gretel”, “Peter Pan”, “Os três porquinhos”, “101 Dálmatas”, “Pinóquio”, “Alice no Pais das Maravilhas”, “Ratatouille”, “Branca de Neve e os 7 Anões”, “João e o Pé de Feijão”, “Galinha dos Ovos de Ouro” e “A Carochinha e o João Ratão” foram os contos infantis representados pela EB/JI de Vila, EB/JI de Querelêdo, EB/JI de Portela, EB/JI de Giesta 1, EB/JI de Fonteleite, EB/JI Estação, EB/JI Cerro 2, EB/JI Cerro 1, EB/JI de Finzes, EB/JI de Esprela e EB/JI de Cedões, respetivamente.