ATIVIDADE MUNICIPAL DA RIBEIRA GRANDE – FEVEREIRO 2023

Autarquia da Ribeira Grande entregou 14 videoprojetores à escola D. Paulo José Tavares

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, visitou a escola D. Paulo José Tavares, em Rabo de Peixe, no dia em que se comemorou o aniversário do nascimento do patrono daquela instituição de ensino.

Durante essa visita, o edil procedeu à entrega de catorze videoprojetores à coordenadora da escola, a professora Carla Rita, que havia reportado a necessidade à autarquia. “Os nossos alunos merecem todo o investimento que fazemos no ensino. É fundamental que se sintam motivados na escola, sendo que a aquisição destes equipamentos visa colmatar uma lacuna existente”, referiu o edil. Com a entrega dos videoprojetores, todas as salas de aula passaram a reunir as condições necessárias para ligação dos quadros interativos, que estavam sem funcionar há algum tempo, devido à falta daqueles equipamentos. A escola D. Paulo José Tavares, está sob a alçada da autarquia, é a maior do concelho da Ribeira Grande e tem cerca de 350 alunos.

 

Promotores do projeto “Água de Fogo” foram recebidos nos Paços do Concelho

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, acompanhado pela vereadora Cátia Sousa, recebeu, no dia 26 de janeiro, nos Paços do Concelho, os promotores do “Água de Fogo”, liderado por Diogo Batista.

Em questão está um empreendimento turístico projetado para a zona da encosta da Lagoa do Fogo, definido no PDM como zona turística, com início da construção previsto para 2024. Orçada em mais de 150 milhões de euros, a zona hoteleira a edificar encontra-se projetada para 50 quartos e cerca de 40 vilas. É ainda intenção dos promotores criar uma zona de parque aquático com água quente, aproveitando o calor proveniente da geotermia daquela zona.

“Este projeto vai ao encontro da estratégia da autarquia assente na atração de investimentos que potenciem as mais valias da nossa terra. O potencial da geotermia, aliado à beleza das nossas paisagens, serão mais valias que este projeto visa criar”, referiu Alexandre Gaudêncio acerca do assunto.

Recorde-se que a Assembleia Municipal da Ribeira Grande aprovou a suspensão do PDM para aquela zona do concelho, como forma de limitar e restringir o índice de construção.

 

Câmara Municipal reiterou cooperação com as IPSS do concelho

José António Garcia, vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande, marcou presença no arranque da XVI edição das Jornadas da Infância do C.A.S.A., este ano dedicada ao tema “A geração hiper conectada – Inteligência emocional e tecnologia”.

No seu discurso, o edil congratulou o C.A.S.A. – Bernardo Manuel da Silveira Estrela e salientou a pertinência do tema escolhido, assim como a qualidade e a mais valia que estes eventos representam para as instituições de ensino, IPSS e público em geral. José António Garcia aproveitou para reafirmar o espírito de cooperação que a autarquia tem mantido com as IPSS do concelho, fazendo menção de que, em 2022, e ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio às IPSS, foi protocolado um valor global de 80 mil euros para apoiar, financeira e logisticamente, aquelas instituições.

No que concerne à educação, o autarca fez referência ao montante de um milhão de euros que a Câmara irá dedicar, em 2023, ao ensino não superior, sobretudo à rede municipal de ATL e projetos extracurriculares, nas áreas da expressão dramática e musical, junto das escolas do 1º ciclo do concelho. Para o ensino superior, está prevista a verba de 125 mil euros para a atribuição de bolsas de estudo, tendo referido que “desta forma, estamos a contribuir, também, para aumentar a qualificação dos nossos jovens que, independentemente das suas condições sociofamiliares, poderão estar mais bem preparados para o mercado de trabalho”.

A terminar a sua intervenção, José António Garcia reiterou a disponibilidade da autarquia para manter a cooperação com as IPSS do concelho, reconhecendo o excelente trabalho que desempenham em diversas áreas da sociedade ribeiragrandense.

 

Gaudêncio congratulou Escola Secundária da Ribeira Grande

O presidente do município ribeiragrandense esteve presente na cerimónia do 49º aniversário da Escola Secundária da Ribeira Grande. Na ocasião, o edil congratulou os dirigentes da instituição, o pessoal docente e não docente pelo aniversário, tendo referido que “a escola secundária faz parte do nosso quotidiano. O movimento que os mais de 1000 alunos criam na cidade é sinónimo de vivacidade, mas, acima de tudo, de esperança na construção de uma melhor sociedade”.

Alexandre Gaudêncio recordou ainda os seus tempos de aluno naquele estabelecimento de ensino, o qual considerou determinante para a sua carreira profissional. “Exorto os alunos para que possam seguir os seus sonhos, sem nunca deixarem de pensar na sua terra. A identidade local faz-se também na aprendizagem diária e a escola secundária tem sido uma referência”, disse o autarca.

A sessão também serviu para homenagear os professores e pessoal não docente que passaram à aposentação, assim como todos aqueles que prestaram mais de 25 anos ao serviço da educação.

 

Clube de Patinagem Ribeiragrandense foi congratulado pelos bons resultados

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, acompanhado pelo vereador com o pelouro do Desporto, José António Garcia, recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os benjamins do Clube de Patinagem Ribeiragrandense (CPR), juntamente com a direção do clube e pais dos atletas.

O edil aproveitou o momento para congratular todos os presentes pelos resultados de relevo obtidos nos últimos dois anos, a título regional e nacional, em termos individuais e coletivos, e destacou a qualidade e empenho dos atletas, assim como dos formadores, dirigentes e respetivas famílias. Neste sentido, foi entregue ao CPR o Voto de Congratulação, aprovado por unanimidade na reunião de Câmara do passado dia 19 de janeiro.

Alexandre Gaudêncio manifestou, ainda, a disponibilidade da autarquia continuar a apoiar os clubes desportivos do concelho, tendo-se procedido à assinatura do protocolo decorrente do apoio ao CPR, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto.

O Clube de Patinagem Ribeiragrandense foi fundado em janeiro de 2017, contando atualmente com 70 atletas e dois treinadores. É o único clube de patinagem artística em atividade na Ribeira Grande e desenvolve a sua atividade nos escalões de iniciação, benjamins, infantis, iniciados, cadetes, juvenis e juniores, cujas idades variam entre os 4 e os 17 anos.

 

Câmara da Ribeira Grande apoia alargamento da rede de creche e ATL’s

A Câmara Municipal da Ribeira Grande aprovou, por unanimidade, na reunião de Câmara realizada a 19 de janeiro, a cedência de dois imóveis ao Centro de Bem Estar e Social Jacinto Ferreira Cabido, que irão permitir aumentar a capacidade de resposta da instituição à lista de espera para a creche, assim como a abertura de um ATL.

Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia ribeiragrandense, destacou a importância deste acordo, referindo que “com esta cedência estamos a dar utilidade a dois imóveis que estavam desocupados há vários anos, dotando uma instituição que pretende aumentar uma resposta social que é determinante para a fixação da população no concelho, designadamente com mais lugares para a creche e um novo ATL”.

O acordo de cedência assinado pelo presidente da Câmara Municipal e pelo presidente do Centro de Bem Estar e Social Jacinto Ferreira Cabido, Paulo Jorge Garcia, no dia 1 de fevereiro, prevê a cedência de imóveis localizados nas imediações da sede daquela instituição, na Rua do Botelho, por um prazo de 20 anos, automaticamente renovável pelo período de dois anos, estando previsto que as novas valências comecem a funcionar num prazo máximo de quatro anos, a partir da data da assinatura do contrato.

 

Novo parque de estacionamento em Santa Bárbara

Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara da Ribeira Grande, Carlos Anselmo, visitou os trabalhos em curso para a construção de uma nova zona de estacionamento, na rua Foral Dona Helena, na Freguesia de Santa Bárbara.

Esta é uma obra realizada por administração direta, com os recursos internos da autarquia, e que prevê uma zona de parque com capacidade para 30 viaturas. O novo parque de estacionamento surge após a aquisição de três moradias, por parte da Câmara Municipal, que, por se localizaram numa zona de risco, foram demolidas.