A atual conjuntura social e económica tem afetado cada vez mais famílias, por todo o país. Esta situação motivou a criação do Banco de Bens da MatosinhosHabit que, desde 2020 e em parceria com o Projeto CREW – Centro de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos da LIPOR, tem recolhido, recondicionado e entregue mobiliário e equipamentos a várias famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, sinalizadas pelas instituições da Rede Social de Matosinhos.
A comunidade tem participado ativamente na doação de bens, contribuindo para atenuar as dificuldades destes munícipes e, desde janeiro de 2023, já foram recolhidos mais de 250 equipamentos pela MatosinhosHabit e seus parceiros. Estes são enviados para a LIPOR, recondicionados e entregues a famílias e instituições.
Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, considera que “esta iniciativa visa, em primeiro lugar, ajudar quem mais precisa, através da solidariedade comunitária. São centenas de famílias a viver em situação de vulnerabilidade socioeconómica que, sem ajuda, não têm capacidade para adquirir este tipo de bens. Outro foco é a sustentabilidade. Com esta intervenção estamos a promover a economia circular, repensando e reduzindo o consumo desnecessário, reutilizando, reparando, reciclando e, assim, combatendo o desperdício. Nos últimos 16 meses foram doados 580 equipamentos perfeitamente operacionais”.
Além disso, também reforçou o apelo, junto dos cidadãos, para que a iniciativa continue a crescer e a chegar a cada vez mais famílias. “Se tiver mobiliário ou algum equipamento elétrico/eletrónico que já não utilize, dê-lhe uma segunda oportunidade, doe. Entregue, no Banco de Bens da MatosinhosHabit ou na Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT), e ajude estas famílias a viverem com um pouco mais de conforto”, terminou Manuela Álvares.