A Câmara Municipal apresentou, no passado dia 17 de maio, as Festas do Nordeste, que decorrerão entre os próximos dias 13 e 18 de julho, com entrada gratuita e um programa repleto de atividades culturais e momentos musicais, que serão protagonizados por grandes nomes da música do panorama nacional.
As Festas do Nordeste vão regressar ao concelho de 13 a 18 de julho, com entrada gratuita, grandes nomes da música portuguesa e muita animação. O cartaz foi apresentado no passado dia 17 de maio e, na ocasião, Marco Mourão, vice-presidente da autarquia nordestense, desvendou que o município “apostou em nomes atuais, indo ao encontro do que é ouvido no momento, sobretudo no panorama juvenil”.
O evento será inaugurado no dia 13 de julho, com um momento musical, protagonizado pelo artista Maninho, ao passo que, no dia 14, será Nuno Ribeiro a subir ao palco principal.
Assegurando que o município pretendeu ir mais longe, nesta edição, e voltar a trazer uma banda emblemática, que faz parte do imaginário do evento, o edil anunciou o concerto dos Xutos & Pontapés, que atuaram nas primeiras festas realizadas no concelho e “tiveram um grande impacto não só ao nível concelhio, como da Ilha de São Miguel”. Assim, no dia 15, será este grupo emblemático, que vai animar o público, sendo esperada, por parte da organização, “uma enchente de público, por ser uma das maiores bandas do rock português, transversal a várias faixas etárias, intemporal e de garantia de sucesso na adesão”.
Outros nomes, como P*ta da Loucura, regressarão, este ano, às Festas do Nordeste, após o sucesso do ano passado e por solicitação do público, havendo, ainda, destaque para Cromos da Noite e para os DJ’s regionais Hélder Cunha, Antoine C e Ruy Pedro.
Afiançando que o cartaz desta edição é “apelativo e de qualidade, para um público exigente e variado”, Marco Mourão ressaltou que as Festas do Nordeste são o maior evento cultural do concelho que, por sua vez, “atrai muita gente da Ilha de São Miguel e inclusive do arquipélago”, e tem o maior impacto na economia local.
No final da conferência de imprensa, que contou com a presença dos vereadores Sara Sousa e Flávio Soares, assim como presidentes de Junta e representantes de entidades civis e militares, o vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste enfatizou que a componente religiosa também não ficou esquecida, destacando, também, a importância do palco destinado às filarmónicas, ao folclore e às cantigas ao desafio, que considera manifestações culturais que “os nordestenses e os micaelenses, no geral, apreciam e que é de interesse promover e preservar”.
Associado às Festas do Nordeste está, igualmente, o 509º aniversario do município, no âmbito do qual será realizada uma sessão solene comemorativa, assim como as Sopas do Espírito Santo, tradicionalmente, abertas à população.