O município de Arcos de Valdevez acolheu o Encontro de Verão das Academias do Bacalhau, que foi organizado, este ano, pela Academia do Bacalhau de Bordéus, em colaboração com a autarquia arcuense.
O certame contou com a presença das academias de Paris, Rouen, Costa do Estoril, Porto e Minho, que foram recebidas, no Paço de Giela, pelo presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, que fez uma breve apresentação do município e das suas potencialidades, lembrando a importância de se “reforçar a ligação com as comunidades pois traz vantagens para o desenvolvimento cultural, social e económico do concelho”.
Posteriormente, os membros das mais diversas Academias do Bacalhau realizaram um percurso pela zona história e inúmeros espaços culturais deste território.
Considerando que a solidariedade é o ponto comum de todas as Academias do Bacalhau em todo o mundo, os fundos angariados neste encontro reverteram a favor da Casa de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica da Delegação da Cruz Vermelha de Arcos de Valdevez.