A iniciativa “Achadinha Com(n)Vida” voltou, no passado dia 24 de agosto, ao Campo de Futebol da localidade, espaço que foi palco deste evento até ao passado dia 27 do mês em questão. Esta iniciativa, que foi idealizada pela Junta de Freguesia da Achadinha, reuniu centenas de pessoas num evento, que aliou artistas locais e nacionais à boa gastronomia, com o intuito de promover e divulgar este território, as tradições e as suas gentes.
O Campo de Futebol da Achadinha voltou a ser palco da segunda edição da Achadinha Com(n)Vida, uma iniciativa idealizada pela Junta de Freguesia desta localidade que esta inserida no Projeto Família e, entre os passados dias 24 e 27 de agosto, voltou a atrair centenas de pessoas.
No dia de abertura do recinto, a população teve a oportunidade de assistir ao Torneio de Futsal, que antecedeu o espetáculo de cantigas ao desafio. Já, no dia 25 de agosto, a animação começou pelas 19 horas, com a aula de zumba protagonizada pela instrutora Marluci Bellini, antecedendo a Final do Torneio de Futsal. À noite, foi a vez da artista Rosinha do Nordeste subir ao palco.
Neste seguimento, no dia 26, a tarde foi dedicada aos mais novos, com karts de pedal e pula-pulas, ao passo que, à noite, foi o Grupo Folclórico São José da Salga que animou a plateia, seguindo-se a atuação do artista André Soares.
O último dia do evento começou, à tarde, com animação infantil, com pula-pulas para as crianças e karts de pedal, prosseguindo, às 19h30, com a distribuição das Sopas do Espírito Santo pelos presentes. Assim, a segunda edição da iniciativa “Achadinha Com(n)Vida” terminou com a atuação do grupo musical Chave D’Ouro e um espetáculo de fogo de artifício.
Os momentos culturais, musicais e dançantes animaram, durante quatro dias, a plateia, porém as barraquinhas de comes e bebes e a carrinha de gelados da Gelataria Estrela também foram alguns dos pontos altos desta iniciativa, uma vez que deliciaram centenas de pessoas. “Nós decidimos criar este evento o ano passado e realizá-lo na freguesia, de modo a abrangermos toda a gente, algo que não acontecia quando realizávamos os passeios de autocarro. O certame está inserido no Projeto Família e foi um sucesso”, afirmou António José Medeiros, presidente da Junta de Freguesia da Achadinha, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.
Evidenciando que se trata de um projeto muito relevante, porque “abrange todas as faixas etárias”, o edil revelou que “o nosso objetivo foi agradar todas as pessoas e foi por isso que tivemos um programa abrangente com cantigas ao desafio, conjuntos musicais, futsal, animação infantil e folclore”.
Para o autarca, a distribuição das tradicionais Sopas do Espírito Santo também constituiu um dos auges desta iniciativa, que, este ano, promoveu um consumo mais consciente. “Nesta segunda edição, decidimos cobrar um euro por cada dose de arroz-doce e de massa sovada, para evitar o desperdício que aconteceu em anos anteriores. No final, doamos o excedente às instituições Amizade 2000 e Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, nomeadamente ao Centro de Dia, na Freguesia de Achada, e ao Lar Residencial para Pessoas com Deficiência, na Freguesia da Salga”, sublinhou António José Medeiros.
Garantindo que a população aderiu em massa, o presidente da Junta de Freguesia da Achadinha ressaltou que “foram quatro dias maravilhosos, que superaram as nossas expectativas. A população aderiu, aliás estiveram centenas de pessoas e muitos emigrantes, que ficaram com uma boa impressão do território e das nossas atividades”.
A pensar na próxima edição, o edil adiantou que “estamos a equacionar a hipótese de voltarmos a realizar o passeio de autocarro, no próximo ano, porque a população merece. Também, vamos tentar trabalhar mais unidos, com o intuito de conseguirmos levar a freguesia ainda mais longe”.