A Câmara Municipal do Montijo aprovou, recentemente , em reunião de Câmara, a decisão de avançar com a obra de construção da Ciclovia de Ligação Atalaia-Montijo. Com esta ciclovia o Município do Montijo pretende melhorar a acessibilidade e segurança de circulação dotando, a área intervencionada, com acessos que possibilitem uma perfeita interligação entre as duas localidades.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, explicou que “a ideia é construir a ciclovia na lateral da Estrada Nacional 4, a qual vai ser desclassificada para estrada municipal uma vez que, no próximo ano, se irá iniciar a obra da variante da Atalaia”.
O presidente afirmou que: “Não temos ainda autorização direta da Infraestruturas de Portugal”. Esclarecendo, contudo, que foi já enviado “um segundo pedido de autorização, respondendo às debilitações apresentadas pela Infraestruturas de Portugal, nomeadamente, a colocação de calha ómega
em parte do percurso, protegendo os peões da circulação automóvel” e afiançou que “não se resolvendo desta forma (e para que se possa avançar com a obra) teremos que aceitar, mais cedo, a desclassificação da EN4, com todas as consequências que isso traz para a câmara, como a responsabilidade
de manutenção da estrada”.
A ciclovia de ligação Atalaia-Montijo será semelhante às existentes na cidade, com cor vermelha e 3,20 mt de largura e vai permitir a ligação entre Montijo e Atalaia.