O Centro Internacional de Negócios e Investimentos dos Açores, designado por CINIDA – IBC Azores, foi inaugurado no passado dia 10 de outubro, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. A sessão contou com a presença de José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, Bernardo Ivo Cruz, secretário de Estado da Internacionalização, e Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, entre representantes de entidades civis e militares.
Tendo como missão apoiar as empresas e particulares, promover o desenvolvimento e a captação de investimento para a Região Autónoma dos Açores, o CINIDA assume-se como sendo uma estrutura de apoio às instituições regionais e empresariais, empreendedores e investidores nacionais e internacionais, que desejem contribuir para incrementar o potencial de crescimento e valorização do arquipélago, projetando-o para o mundo.
Com mais de 5500 empresas e empresários associados, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) passou a estar, agora, também representada nos Açores, através do Centro Internacional de Negócios e Investimentos dos Açores, onde passou a estar sediada, com o intuito de prestar apoio, também, aos jovens empresários e empreendedores açorianos, que passaram, igualmente, a ter uma representação.
Tanto a ANJE como o CINIDA têm como princípio base permitir e potenciar o desenvolvimento da iniciativa privada, bem como apoiar a adaptação das políticas públicas, tendo em vista a economia de mercado à escala global. Paralelamente, também disponibiliza incubadoras para empresas de base tecnológica e fornece acompanhamento especializado em processos de formação, gestão, financiamento e inovação empresariais, de forma a criar condições para que os jovens convertam o seu conhecimento em valor empresarial.
Com esta representação, o CINIDA passará a ser o maior centro de incubação e aceleração de empresas nos Açores, assegurando a maior representação de empresas não regionais no arquipélago e terá um programa dedicado às startups e aos nómadas digitais, exclusivamente concebido para a região.