“2024 É UM PONTO DE PARTIDA PARA A CONSOLIDAÇÃO DOS AÇORES COMO DESTINO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL”

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou presença na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que teve os Açores como destino nacional convidado, lembrando o percurso já desenvolvido e a missão de, em 2024, consolidar o destino no que à sustentabilidade diz respeito.

“Estamos já a ver o resultado do trabalho realizado, e 2024 é também um ponto de partida para a consolidação dos Açores como destino turístico sustentável”, frisou o governante, salientando que “é bom viver nos Açores e é bom visitar os Açores. É este o nosso grande lema, e está aqui bem expresso na BTL”.

Para o presidente do Governo dos Açores, a “identidade” do arquipélago é uma “referência diferenciadora e única” para quem procura novas experiências turísticas.

Na BTL estiveram presentes os 19 municípios da Região Autónoma dos Açores e dezenas de empresas açorianas, que foram visitadas por José Manuel Bolieiro.

Recorde-se que, em 2023, os Açores bateram todos os recordes no setor do turismo, com os alojamentos turísticos a registarem cerca de 3,8 milhões de dormidas e de 1,2 milhões de hóspedes. Paralelamente, o ano transato também foi aquele em que a região recebeu alguns dos mais importantes prémios mundiais do setor, nomeadamente o galardão de “Melhor Destino Mundial de Turismo de Aventura”, atribuído pela World Travel Awards e o “Nível IV de Prata” da certificação de “Destino Turístico Sustentável”.

Recentemente, já em 2024, a Região Autónoma dos Açores renovou o galardão Quality Coast, prémio internacional atribuído pela Green Destinations, que distingue a qualidade ambiental costeira para um turismo sustentável.