LUÍS GARCIA ENALTECE PAPEL VITAL DO PROJETO NA PROMOÇÃO DO ARTESANATO AÇORIANO

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, enalteceu “o papel vital do projeto Azores in a Box na promoção do artesanato açoriano”, um espaço que reúne produtos de mais de 90 empresas artesanais, considerando que se trata de “uma verdadeira montra do que melhor se faz no artesanato regional”.

“É fundamental apoiar e promover o artesanato como uma parte essencial da nossa identidade cultural”, afirmou Luís Garcia na visita à loja Azores in a Box, em Ponta Delgada, onde realçou que se trata de “um testemunho vivo da criatividade e tradição dos Açores”.

Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano teve a oportunidade de conhecer a peça com que a artesã Conceição Medeiros conquistou a menção honrosa na categoria de Artesanato Tradicional, na Feira Internacional de Artesanato 2024, uma distinção que considera ser “um reconhecimento do talento e dedicação dos nossos artesãos”, tratando-se de “um exemplo notável da habilidade e qualidade que temos nos Açores”.

Na feira, que teve lugar em Lisboa, a guitarra tradicional açoriana, conhecida como “Viola da Terra”, recebeu a certificação de Indicação Geográfica (IG), uma distinção que se apresenta como “um selo de qualidade da sua produção tanto em Portugal, como na Europa”, considerou o Presidente Luís Garcia.

Luís Garcia visitou ainda o Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel (NONAGON), cujo segundo edifício foi inaugurado recentemente, representando “um passo significativo rumo ao futuro sustentável do ecossistema científico e tecnológico da Região”, um investimento que “muito contribui para atrair e fixar massa crítica nos Açores, sobretudo os mais jovens”, segundo o próprio. “Com este novo edifício, o Nonagon reúne todas as condições para ser um pilar fundamental na inovação tecnológica e na captação de profissionais qualificados”, sublinhou. Atualmente, o Nonagon conta com cerca de 47 projetos e empresas, responsáveis pela criação de mais de 250 postos de trabalho.