O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, destacou no passado dia 5 de setembro, durante a sessão solene comemorativa do Dia da Freguesia dos Flamengos, a relevância dos investimentos realizados na freguesia, que visam promover o desenvolvimento económico, cultural e social, com o objetivo primordial de melhorar a qualidade de vida da comunidade local, evidenciando o compromisso da autarquia com o progresso sustentável da freguesia e do município.
Entre os investimentos já concluídos, o autarca mencionou a reabilitação das Ruas Formosa e São Lourenço e a execução da conduta adutora/distribuidora Flamengos/Horta. Essas obras, com um investimento superior a 762 mil euros, representam uma importante intervenção municipal tanto na requalificação viária quanto no abastecimento de água.
Além disso, Carlos Ferreira destacou a recuperação integral do Furo do Lameiro Grande, que havia sofrido um colapso estrutural em junho de 2021 e que estava inativo, assim como a construção de um novo furo de água no Farrobo, num investimento de quase meio milhão de euros.
Outro investimento relevante para a freguesia foi a aquisição de terreno para a construção de 12 moradias, destinadas a responder às necessidades habitacionais das famílias locais. Carlos Ferreira também salientou o apoio municipal à requalificação do campo sintético do Futebol Clube dos Flamengos, obra que foi possível graças à colaboração entre diversas instituições.
O apoio ao associativismo cultural, desportivo e religioso foi também destacado pelo presidente da Câmara, que informou que o apoio deste ano às instituições associativas dos Flamengos, ascende ao montante global de 117 mil euros.
“Mas sabemos que é preciso continuar e que há muito a concretizar, correspondendo também à reivindicação constante, e legítima, do senhor presidente da Junta de Freguesia” afirmou, dirigindo-se a José Amaral.
Assim, mencionou os investimentos futuros na freguesia, destacando o Projeto de Reabilitação das Bicas e Ribeira dos Flamengos, a Rua do Atafoneiro e o Caminho Fundo, que, para Carlos Ferreira, reforçam a “confiança para o futuro dos Flamengos, freguesia que tem muito a contribuir para o desenvolvimento da ilha do Faial e da Região Autónoma dos Açores”.