CELEBRAR, INOVAR E PENSAR O FUTURO É O MOTE

A APPDA – NORTE (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo do Norte), sediada em Vila Nova de Gaia, encerrou as comemorações dos seus 40 anos no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo.

Com a presença de muitos convidados, a presidente da APPDA- Norte, Ana Maria Gonçalves, que tem dedicado a sua vida à causa do autismo afirmou que “juntos podemos fazer da APPDA-Norte uma associação mais forte, mais dinâmica e mais interventiva”.

A APPDA-Norte tem como visão uma estratégia de crescimento orientada para a criação de serviços e equipamentos especializados no apoio e acompanhamento de pessoas com perturbação do espectro do autismo, e ainda incrementar as competências como instituição de referência a nível nacional e internacional.

A APPDA- Norte partilha os valores da Solidariedade, não discriminação, inclusão e igualdade de tratamento, visando apoiar, proteger e dar respostas às necessidades das pessoas com perturbações do Espectro do autismo, de todos os grupos etários e suas famílias. São direitos que foram consagrados na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, aprovados pela assembleia geral das nações unidas em dezembro de 2006 e retificada por Portugal em 2009 e aprovados pelo parlamento europeu em 1996.

 

“Coração para amar e mãos para servir”

Como pai do Emanuel, um jovem Autista que frequenta a APPDA-Norte há 20 anos, agradeço muito a dedicação dos auxiliares e técnicos desta associação de referência em Portugal.

Uma das auxiliares desta associação, Marta Colin, que ama muito estes “meninos”, escreve com o coração, assim;

O autista é um ser humano

Com muito amor para dar

Amigo do seu amigo

E apenas a alguns agradar!

 É um ser maravilhoso

Que deve ter todos os direitos

Ser tratado com amor

E sem nenhuns preconceitos!

Ser Autista é coisa rara

São algo de especial

É lutar a vida inteira

Por uma vida normal!

O Autista é um ser astuto

E tem um lado emocional

Gosta de tudo organizado

É o seu habitual!

São meninos e meninas

Que precisam de muito amor

Só quem lida com eles

É que sabe dar valor!