MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA NA SOCIEDADE MUSICAL 1º DE AGOSTO

A Sociedade Musical 1º de Agosto – Banda de Música de Coimbrões proporcionou, no passado dia 7 de junho, mais um evento cultural, no Salão Nobre da sua reabilitada Sede Social.

O espetáculo tinha sido inicialmente agendado para o dia 26 de abril, mas, devido falecimento do Papa Francisco, a União de Freguesias de Santa Marinha e Afurada – entidade organizadora – adiou todos os compromissos agendados integrados nas comemorações do 25 de Abril.

Finalmente as condições foram reunidas para que o espetáculo fosse reposto, ao que se acrescentou uma componente musical que percorreu o Cancioneiro Popular, presente de lés a lés no nosso país. O resultado foi um serão de elevada qualidade que exaltou o património cultural nacional, ao que à música e à poesia diz respeito. A estrela da noite foi, sem dúvida, o Grupo de Cantares de Canidelo que executou de forma exímia e com enorme brio, quer música de intervenção, quer música tradicional portuguesa.

A lotar o Salão Nobre estiveram, além dos associados e familiares, Helena Amaral do executivo da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, a presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, Maria José Gamboa e elementos do seu executivo, bem como elementos do Centro Democrático d’Instrução Latino Coelho e União Afuradense – Rancho Folclórico da Afurada.